30 março 2007

Domingo da Paixão - 1 de Abril de 2007

Êxodo 12.1-4 (5-10) 11-14
Salmo 116.1-2, 12-19
I Coríntios 11.23-26
São João 13.1-17, 31b-35
Vida Partilhada
A vida que partilhamos com Deus... é a vida das pessoas em relacionamentos. Cristo proclama este fato na revelação da sua própria presença; pois onde o Cristo está, há relações entre pessoas, uma comunidade de Amor. Pode-se dizer que os princípios segundo os quais a Eucaristia se funda constituem a estrutura subjacente da personalidade mesma, pois correspondem à ação de auto-doação através da qual o indivíduo se torna pessoa, movendo-se do isolamento à vida da comunidade. A ação do abandono do eu em favor do outro, é este glorioso movimento primeiro - original e inevitável... quando acontece em Deus, pois é expressão da Sua alegria... na alegria do Seu ser. Ao mesmo tempo, é algo difícil e terrível para mulheres e homens, como o foi para o Filho, o qual tomou nossa natureza sobre si mesmo - o que é eternamente oferecido na Eucaristia. Isto nos é apresentado não como idéia ou proposição, mas como evento vivo em que somos, nós mesmos, envolvidos profunda e essencialmente: um fato, o fato, de nossa vida comum.
Roger Grainger, The Message of the Rite:
The Significance of the Christian Rites of Passage
Figuras de Deus - Dominque Ponnau - UNESP

"Imitemos aqueles que saíram para encontrar Jesus, não espalhando ramos de oliveiras, vestes ou palmas em seu caminho, mas derramando-nos a nós mesmos diante dEle, da melhor forma que nos for possível, com humildade de alma e reto propósito."
André de Creta (660-740)

A Mente de Cristo

A exortação a que soframos semelhantemente ao Cristo na expectativa da salvação futura foi muito usada para admoestar mulheres e escravos... para que se submetessem a esposos e mestres abusivos. Cristãos, crentes em que este mundo brevemente desaparacerá usam desta idéia de recompensa de sofrer como Cristo, como desculpa por falharem contra a injustiça neste mundo. Eles esquecem que o hino (Filipenses 2.5-11) inicia não com o Cristo sofredor mas com o Cristo que é igual a Deus. Os pobres na América Latina a quem se diz que devem sofrer como o Cristo... mais do que lutar por liberdade, ou às mulheres agredidas, tendo clérigos que as aconselham... submetam-se aos seus maridos, não estão em posição de imitar o Cristo deste hino. O desafio é todo dirigido à pessoas com status e poder, assim como Cristo, tendo o status de Deus. Para pregar o Evangelho centrado numa pessoa crucificada, e que traz consigo também a perseguição, estas pessoas precisam se esvaziar de si mesmas.
Pheme Perkins, Filipenses - Women's Bible Commentary

23 março 2007

Quaresma IV - 25 de Março de 2007

Profecia de Isaías 43.16-21
Salmo 126
Carta aos Filipenses 3.4b-14
Evangelho de São João 12.1-8

A Bondade de Deus

Isaías alcança ao seu povo um dom admirável. Ele lhes devolve a fé através da rearticulação de uma antiga história. Ele lhes dá a capacidade linguística para confrontar o desespero em vez de deixar-se abater por ele. E o profeta cria um novo solo... sobre o qual uma nova humanidade é possível. O cínico poderia argumentar que, em verdade, nada mudou, se é que a queda de imperios é alguma coisa e, assim sendo, deveria então ocorrer imediatamente. Mas os profetas não são mágicos. Sua arte e chamamento se dão com palavras que evocam alternativas. De qualquer forma, reformas superficiais não vencem o desespero. Isto somente acontecerá com o reconhecimento de que a vida não nos foi plenamente consignada e que há um Outro que reservou para si uma liberdade soberana de nós e por nós. Ele trabalha livre de nós e livre de Babilônia. A bondade de Deus toma a forma da libertação dos exilados. É assim que Gerhard von Rad aclara em um dos textos mais admiráveis... que não devemos falar enquanto não decidimos se confiamos mesmo ou não.

Não vos lembreis das coisas passadas,
nem considereis as antigas.
Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz;
porventura não o percebeis? (Isaías 43.18-19)

Os desconsolados dificilmente podem crer que tal coisa possa ser dita. Mas é certo que eles não terão alegria pessoal, justiça pública, arrependimento incorporado e humanidade familiar, até que a comunidade receba uma novidade que ela por si mesma não pode gerar.
Walter Bruegmann, The Prophetic Imagination

O batismo de Cristo - Figuras de Deus, Dominique Ponnau - UNESP


Oração

Jesus é ungido em Betânia. Eu mesmo estou presente nesta companhia hoje. Com Marta, desejo servir-te; com Lázaro, sentar-se à mesa contigo; com Maria, ajoelhar aos teus pés em preciosa devoção. Seria verdade que, com Judas, eu também descubra dentro de mim um espírito amargo de crítica, de sarcasmo e, por vezes, de cinismo, para com os outros e para comigo mesmo? Arranca, Senhor, de dentro de minha alma, todo processo de deterioração e corrupção, pois compreendo que somente pela tua graça pode esta libertação ser efetuada, e eu quero mesmo repousar nesta graça no dia de hoje.
Ir. Ramon, When They Crucified My Lord

16 março 2007

Quaresma IV - 18 de Março de 2007

Josué 5.9-12
Salmo 32
II Carta aos Coríntios 5.16-21
São Lucas 15.1-13, 11b-32

A Beirada do Caos

Deveria existir uma resposta para tudo, cremos; deveria ser possível construir um mundo melhor. Não funcionou.
Administração e supervisão estão desabando em toda parte. A nova ordem mundial, parece, terminará em desordem. Não podemos fazer as coisas acontecerem como queremos, seja em casa, no trabalho ou no governo e, muito menos, certamente, no mundo todo. Há agora, é claro, limites à arrumação. Pensávamos que o capitalismo fosse a resposta, mas os famintos e os sem teto não estão muito certos disso.
Os cientistas chamam esta espécie de tempo de ... beirada do caos, tempo de turbulência e criatividade. Dai, uma nova ordem deve surgir. A primeira célula viva emergiu há quatro milhões de anos de uma sopa primordial de moléculas simples e aminoácidos. Ninguém sabe porque ou como. Desde o começo, o universo teve uma tendência inexorável para desabar, degenerar em anarquia e queda. Mesmo assim, a partir da desordem, conseguiu produzir uma incrível diversidade de criaturas viventes, plantas e bactérias, assim como estrelas e planetas. Vida nova está sempre surgindoa partir da degeneração e da desordem do que era antigo.
No Instituto Santa Fé, onde um grupo de cientistas estuda este fenômeno, eles o chamam de - teoria da complexidade. Crêem eles que suas idéias têm tanta relevância quanto o preço do petróleo, as relações raciais, o mercado de ações e a própria Física. Em seu livro sobre - Complexidade, Michael Waldrob descreve a margem do caos como o local onde um sistema complexo pode ser espontâneo, adaptável e vivo. É desconfortável se estivermos em meio a ele, tal como muitas de nossas instituições sociais estão agora.
Charles Handy, The Empty Raincoat

Conferência Internacional na África do Sul

A Comunhão Anglicana tomou a iniciativa de realizar a Conferência Internacional sobre o Testemunho Profético, Desenvolvimento Social e AIDS / HIV. O evento ocorreu em Boskburg, Joanesburgo, África do Sul, de 7 até 14 de Março. Perto de 400 Anglicanos de quase todas as Províncias do mundo ali trabalharam para afirmar nosso ministério e testemunho diante das dores da família humana planetária. Do ponto de vista da abordagem de Justiça e Paz, um foco muito forte foi reafirmado na seriedade dos Alvos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pelas Nações Unidas e endossados como parte de nossa vocação diante do empobrecimento, dos conflitos armados e das doenças, como AIDS/HIV, tuberculose, malária, saúde materna e infantil, subnutrição e violência de toda espécie. Até o prazo máximo de 07/07/2007 cada Província Anglicana deverá apresentar seu projeto de ação e prazos de alcance. A Comunhão como um todo deverá monitorar tal processo, sempre iniciando a partir da base paroquial. A Missão da Igreja não pode ignorar a realidade que nos desafia, dentro e fora dos templos. Enquanto um só ser humano for vilipendiado pela miséria, pela doença e violência, nossa vocação como cristãos permanece enferma. Como disse o Arcebispo Rowan Williams, como um coral, devemos cantar juntos e à uma mesma voz, sem "saliências" ou esquecendo irmãs e irmãos que não conseguem cantar. Enquanto for assim, nosso canto estará errado aos olhos de Deus.

Alguns dos representantes da Igreja na China (mainland), Rev. Deng Fu-Cun, Shanghai (ao centro) e Sra Chen
Meilin, Conferência Chinesa sobre Religião e Paz. O clérigo ao lado esquerdo, também Chinês, trabalha em Madagascar.




Cônego Brian Grieves, do Comitê Central da Comissão de Justiça e Paz apresenta sua palestra sobre o papel da Igreja no esforço da construção da Paz.





Como membro da Comissão Central de Justiça e Paz, o Deão do SETEK encaminhou com pessoas decisivas a continuidade da presença de estudantes Africanos de fala portuguesa no SETEK ...(Angola e Moçambique) como também um início de cooperação com o Seminário de fala francesa em Porto Príncipe, Haiti. Na foto, a nova presidente da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, Bispa Schori, o Revdo. Frantz Celto (Haiti) e o Dom Marck Van Koevering, da Diocese de Niassa. Todos, interessados em que o SETEK possa ampliar este alcance e serviço à Educação Teológica, seja no Curso à Distância ou no sistema Frequencial.



O Secretário Geral da Comunhão Anglicana, Cônego Kearon, trabalhou com os membros da Comissão de Justiça e Paz. Ao seu lado, a nova representante Anglicana nas Nações Unidas, Sra. Hellen Wangusa.


Dois outros membros da Comissão de Justiça e Paz, representando as Provincias da Coréia do Sul e a Deã do St John's Collega, Auckland, Nova Zelândia, Dra Jenny Te Paa


Comissão Internacional Anglicana de Justiça e Paz: o Secretário e Coordenador Revdo. Cônego Brain Grieves, de Nova Iorque e Jessica Nalwoga, de Uganda. Como membro desta Comissão o Deão do SETEK participou da Conferência ao lado dos demais membros do Comitê Central da mesma.


Representação de Hong Kong: Rev. Desmond Cox e Elijah Fung, pela Coalização de Serviço pelos Infectados e Afetados por AIDS - Igreja Anglicana da Provincia de Hong Kong

Vista parcial do plenário da Conferência

Oração por um Juizo Acertado... em todas as coisas.

Cristo nosso amigo,
não vieste para humilhar o pecador
mas para perturbar o justo.
Acolhe-nos quando somos envergonhados,
desafiando nosso convencimento,
e que realmente retornemos do que é ruim
e então sejamos livres até de nossas virtudes,
em Teu Nome. Amém.

09 março 2007

Quaresma III - 11 de Março de 2007

Profecia de Isaías 55.1-9
Salmo 63.1-8
I Carta aos Coríntios 10.1-13
São Lucas 13.1-9

Dá-nos humildade, ó Pai, para ver tua glória refletida nos outros, e nos alegremos quando os outros a percebem também em nós. Amém.

A Alegria Habita com Deus

A alegria pertence não só àqueles que foram chamados de volta para casa, mas também aos que vivem aqui, e ninguém pode tirá-la de nós. Somos um com eles nesta alegria, jamais em tristeza. Como poderemos ser capazes de ajudar aqueles que ficaram sem alegria e estão temerosos, a menos que nós mesmos sejamos amparados pela coragem e pela alegria? Não quero dizer com isto algo fabricado, imposto, mas livremente dado. A alegria habita em Deus; ela dele procede, envolvendo o espírito, a alma e o corpo, e onde esta alegria abraça, alguém, ela cresce, conduz e abre portas fechadas. Há uma alegria que nada sabe da tristeza, da necessidade e ansiedade do coração;ela não tem duração e somente enleva pelo momento. A alegria de Deus passou pela pobreza do estábulo e a amargura da cruz; ela é, portanto, insuperável, irrefutável. Ela não nega a dor aí onde a dor está, mas acha Deus em sue meio, na verdade, precisamente aí; ela não contesta o pecado mais vil, mas descobre o perdão justamente desta forma; ela olha a morte na face; e encontra a vida na morte mesma.
Dietrich Bonhoeffer, True Patriotism





"O ritmo de atividade e oração que Jesus modela é muito importante para nós, e seu comprometimento com a oração em meio à tantas exigências é uma inspiração para nós todos."

Ir. Helen Juliana, CSF

03 março 2007

Quaresma II - 4 de Março de 2007

Gênesis 15.1-12, 17-18
Salmo 27
Carta aos Filipenses 3.17 - 4.1
São Lucas 13.31-35

Ajuda-nos, ó Pai, a servir-te não na letra mas no Espírito. Amém.

Pathos

Santa Teresa do Menino Jesus conta como, um dia, ao deparar-se com uma galinha e sua ninhada de pintinhos, comoveu-se e chorou. Aquela imagem tão familiar recordou-a de quão íntimo e completo é o amor de Jesus por nós, juntando-nos à Ele. As palavras de Jesus retornaram intensamente à vida, para ela, naquele momento.
"Jerusalém, Jerusalém ! Que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados ! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes !" (São Mateus 23.37)
Quantas imagens profundas e consoladores nos são comunicadas pela imagem familiar da galinha e sua ninhada de pintinhos ! O amor de Jesus é absolutamente envolvente. Santo Agostinho diz que não há outro pássaro que comunique tão completamente esta idéia do cuidado totalmente envolvente. As asas da galinha reúnem todos os pintinhos até que estejam completamente cobertos. Este é alcance do amor de Jesus por seu rebanho inteiro.
A postura inclusiva da galinha é constantemente repetida - uma inclusão sem limites. Quão frequentemente Jesus estende seus braços em um abraço universal; no entanto, quão frequentement também seu gesto é rejeitado !
São João Crisóstomo descreve o pathos deste momente. "Mesmo a agressão e morte aos profetas não poderia desviar meu amor de vocês. E, não uma só vez, mas sempre, Ele mostra a grandeza de seu amor pela da imagem da galinha."
John Moloney, The Time is Now: Thoughts for the Day





Abertura do Ano Letivo do SETEK - 2007
Recebemos 3 novos jovens alunos da Diocese Sul-Ocidental
O dia iniciou com devocional pelo Deão, seguido de reunião com a Direção e alunos. A Coordenadora Acadêmica, Profa. Vera S. de Oliveira fez a apresentação do calendário, carga horária e disciplinas a serem trabalhados pelas diferentes turmas. Ao final da manhã, a Santa Eucaristia foi celebrada por D. Orlando S. de Oliveira. O segundo dia de trabalho foi coordenado, como integração, pelo professor Revdo. Dr Humberto Maiztegui Gonçalves, Diretor de Estudos do SETEK


Teologia ?
"Não podemos ter uma teologia na qual os seres humanos, sejam eles apóstolos ou cristãos leigos, simplesmente decidem onde agirão - no mapa de Deus - e tentarão, então fazer, por Deus, alguma coisa... por suas próprias forças. O que temos ´e uma teologia da vocação e da capacitação - uma teologia, em outras palavras, do Santo Espírito."

Tom Wright, Reflecting the Glory