Salmo 32
II Carta aos Coríntios 5.16-21
São Lucas 15.1-13, 11b-32
A Beirada do Caos
Deveria existir uma resposta para tudo, cremos; deveria ser possível construir um mundo melhor. Não funcionou.
Administração e supervisão estão desabando em toda parte. A nova ordem mundial, parece, terminará em desordem. Não podemos fazer as coisas acontecerem como queremos, seja em casa, no trabalho ou no governo e, muito menos, certamente, no mundo todo. Há agora, é claro, limites à arrumação. Pensávamos que o capitalismo fosse a resposta, mas os famintos e os sem teto não estão muito certos disso.
Os cientistas chamam esta espécie de tempo de ... beirada do caos, tempo de turbulência e criatividade. Dai, uma nova ordem deve surgir. A primeira célula viva emergiu há quatro milhões de anos de uma sopa primordial de moléculas simples e aminoácidos. Ninguém sabe porque ou como. Desde o começo, o universo teve uma tendência inexorável para desabar, degenerar em anarquia e queda. Mesmo assim, a partir da desordem, conseguiu produzir uma incrível diversidade de criaturas viventes, plantas e bactérias, assim como estrelas e planetas. Vida nova está sempre surgindoa partir da degeneração e da desordem do que era antigo.
No Instituto Santa Fé, onde um grupo de cientistas estuda este fenômeno, eles o chamam de - teoria da complexidade. Crêem eles que suas idéias têm tanta relevância quanto o preço do petróleo, as relações raciais, o mercado de ações e a própria Física. Em seu livro sobre - Complexidade, Michael Waldrob descreve a margem do caos como o local onde um sistema complexo pode ser espontâneo, adaptável e vivo. É desconfortável se estivermos em meio a ele, tal como muitas de nossas instituições sociais estão agora.
Charles Handy, The Empty Raincoat
Conferência Internacional na África do Sul
A Comunhão Anglicana tomou a iniciativa de realizar a Conferência Internacional sobre o Testemunho Profético, Desenvolvimento Social e AIDS / HIV. O evento ocorreu em Boskburg, Joanesburgo, África do Sul, de 7 até 14 de Março. Perto de 400 Anglicanos de quase todas as Províncias do mundo ali trabalharam para afirmar nosso ministério e testemunho diante das dores da família humana planetária. Do ponto de vista da abordagem de Justiça e Paz, um foco muito forte foi reafirmado na seriedade dos Alvos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pelas Nações Unidas e endossados como parte de nossa vocação diante do empobrecimento, dos conflitos armados e das doenças, como AIDS/HIV, tuberculose, malária, saúde materna e infantil, subnutrição e violência de toda espécie. Até o prazo máximo de 07/07/2007 cada Província Anglicana deverá apresentar seu projeto de ação e prazos de alcance. A Comunhão como um todo deverá monitorar tal processo, sempre iniciando a partir da base paroquial. A Missão da Igreja não pode ignorar a realidade que nos desafia, dentro e fora dos templos. Enquanto um só ser humano for vilipendiado pela miséria, pela doença e violência, nossa vocação como cristãos permanece enferma. Como disse o Arcebispo Rowan Williams, como um coral, devemos cantar juntos e à uma mesma voz, sem "saliências" ou esquecendo irmãs e irmãos que não conseguem cantar. Enquanto for assim, nosso canto estará errado aos olhos de Deus.
Meilin, Conferência Chinesa sobre Religião e Paz. O clérigo ao lado esquerdo, também Chinês, trabalha em Madagascar.
Oração por um Juizo Acertado... em todas as coisas.
Cristo nosso amigo,
não vieste para humilhar o pecador
mas para perturbar o justo.
Acolhe-nos quando somos envergonhados,
desafiando nosso convencimento,
e que realmente retornemos do que é ruim
e então sejamos livres até de nossas virtudes,
em Teu Nome. Amém.