21 junho 2008

22 de junho • Tribdade V

Leituras

Profecia de Jeremias 20.10-13
Salmo 86.1-10,16-17
Carta aos Romanos 5.12-15
Santo Evangelho de São Mateus 10.26-33

O Santo Espírito

O Espírito, derramado no dia de Pentecostes, é dom de Jesus crucificado e exaltado. O Espírito, é o Espírito de Jesus. Esta é a revolução no conceito do Espírito que vemos na Igreja primitiva.Em Atos dos Apóstolos São Lucas expõe o nascimento da Igreja como o drama do Espírito Santo.
A Igreja existe pelo poder do Espírito Santo. Seja como comunidade, como corpo, como templo ou povo de Deus, ela não tem existência não ser pelo impacto do Espírito sobre as vidas humanas.
A renovação feita pelo Espírito na Igreja está ligada ao testemunho do Espírito à vida, morte e ressurreição de Jesus. O caminho da verdade pelo qual o Paráclito nos guia é sempre a vereda que é Cristo mesmo, o que acontece quando Ele toma os fatos de Cristo e os declara aos discípulos.
Custa caro invocar o Espírito, pois a glória do Calvário foi o preço da missão do Espírito e é o preço mesmo da renovação do Espírito. É à sombra da Cruz que em todos os tempos da história os cristãos rezam: - Vem, ó Santo Espírito.

Pomba do Espírito Santo, multicolorida, com fundo floral primitivo. Nadja Vilas Boas. Mosaico bizantino, acabamento polido

O Santo Espírito e o Mundo

O Espírito não é algo em si mesmo, ou uma pessoa em si mesma, ou uma entidade filosófica também em si; Ele significa que Deus está ativo no mundo.
Como a ação de Cristo na Igreja inclui o aquecer realizado pelo Espírito nas respostas dos crentes, assim a ação do Verbo no mundo incluirá o aquecer do Espírito nas respostas humanas.
A salvação do mundo é trabalho do Santo Espírito não só para produzir bondade nas vidas humanas e conduzi-las a reconhecer Deus como o autor da bondade, além de glorificar o Cristo.
Três questões são suscitadas pela relação do Espírito na ecclesia e o Espírito no mundo: as ciências, as religiões do mundo e a bondade nele difusa.
Cada uma destas questões clama pelo reconhecimento explícito do Verbo divino e do Espírito no mundo, bem como pelo reconhecimento de um Salvador divino sem o qual nem a ciência, nem a religião, nem a bondade, podem subir ao céu – pois o céu é a participação perfeita na glória da Deus através do Espírito.

Gateway to God, Arcebispo Michael Ramsey
Editado por Lorna Kendall, Darton, Longman and Todd, Londres - 1988