03 janeiro 2007

Semana da Festa da Epifania e Batismo do Senhor

06 e 07 de Janeiro de 2007

Profecia de Isaías 43.1-7
Salmo 29
Atos dos Apóstolos 8. 14-17
São Lucas 3.15-17, 21-22


“A Festa da apresentação de Cristo no Templo tem recebido diferentes nomes. Por vezes é chamada de Purificação da Bem Aventurada Virgem Maria, quarenta dias após o Natal. É também lembrada como a Celebração das Velas porque velas são usadas na liturgia para simbolizar a luz que ilumina aos gentios. É ainda conhecida como o “Encontro” (Hypapante) na Igreja Ortodoxa porque recorda Simeão, representando o antigo povo fiel, em seu encontro com o Salvador há tanto tempo esperado.
Trabalhos da arte cristã que podem ser facilmente despercebidos estão em relevos, usualmente em painéis de portas de catedrais ou paróquias, em metal ou madeira. Muitos deles se propõem a apresentar a história cristã em detalhes e são de particular beleza. Este painel do século XIII da Catedral de Pisa, mostra Ana com as mãos levantadas, dando graças por detrás de Simeão. Maria apresenta Jesus, enquanto José segue, em segundo plano, com os dons oferecidos. A inscrição diz – Simeão recebe o menino”

D. Richard Harries, The Nativity of Christ, Devotional reflections on the Christmas story in art. The Bible Reading Fellowship, a Lion Book, 1995