13 julho 2007

Trindade VI - 15 de Julho de 2007


Deuteronômio 30.10-14
Salmo 82
Colossenses 1.1-14
São Lucas 10.25-37

BÊNÇÃO

Possa o Deus que dança na Criação
que nos abraça com amor humano,
que sacode nossas vidas como um trovão,
abençoar-nos e guiar-nos com poder
para encher o mundo com Sua justiça. Amém.
Janet Morley, All Desires Known



Deus criando as estrelas, Sano de Pietro,
século XV, Paris,
Figuras de Deus, Dominique Ponnau, UNESP


O Bom Samaritano e Outros

O sacerdote, o Levita e o homem que caiu nas mãos de salteadores se encontraram no céu para conversar sobre os velhos tempos. Como no céu não há passado ou futuro, descobriram-se bem em frente da hospedaria da estrada para Jericó.
"Eu me sinto terrível por não ter te ajudado," diz o sacerdote. "Mas eu não tinha um coraçao disponível o bastante. Continuo melhorando..."
"A última vez em que eu parei na estrada para ajudar alguém," disse o Levita, "fui agredido e me roubaram a carteira. Por isso, eu tive medo."

"Foi sorte eu estar no lugar certo e no tempo certo," disse o Samaritano. "não consigo parar de pensar; o óleo e o vinho serviram bem, as feridas cicatrizaram. Meu problema é que cheguei tarde para me envolver com o louvor."

O homem que fora assaltado tomou mais um gole de vinho. "A caridade começa em casa," disse, "...se eu tivesse mais cuidado, não teria caído naquela confusão toda. Mas sou muito grato a vocês os três. Precisamos muito de um passo para o lado... conforme a parábola! Sem ela, vocês nunca teriam sido salvos."
Stephen Mitchell, Parables and Portraits