26 abril 2009

26 de Abril de 2009 • Páscoa III

Leituras do Domingo
Atos dos Apóstolos 3.13-15, 17-19.
I Carta de São João 2.1-5.
Evangelho de São Lucas 24.35-48.






Ovos de Chocolate e Jesus Ressuscitado!

O teólogo leigo Anglicano C. S. Lewis contava de uma criança que na manhã da Páscoa dizia baixinho para si mesma, “Ovos de chocolate e Jesus ressuscitado!” Parece uma combinação maluca, quase sacrílega aos ouvidos de adultos... mas ela é verdadeira. Qualquer separação entre um mundo sagrado e o assim chamado profano, aos olhos da fé cristã, não se sustenta. A alegria da vitória da Páscoa se expressa na mente da criança através dos ovos de chocolate e da “notícia” de Jesus Ressuscitado. Recordemos sempre o quanto estão perto e interligados os céus e a terra na mente das crianças. Talvez isso ajude muito mais que outras dicotomias equivocadas que praticamos (como corpo e alma, material e “espiritual”!). Conservamos ou cultivamos muitas categorias falsas em nossas mentes de adultos “esclarecidos”! Devemos aprender a permitir que tudo da vida, mesmo fraldas e disciplina, sejam entremeadas com o céu que está sempre presente, especialmente nas crises e dores. Quem sabe, poderemos então ver nossa condição de pais não como “armadilha”, ou como fardo, e olhemos para nossa própria casa, confusa, selvagem ou a seu modo... maluca ... como um dom do céu, lugar santo da Presença do Senhor. Bem no centro de nossas vidas, “melhor ou pior a sorte”, o Cristo é agora, e será sempre, a Ressurreição e a Vida, capaz de nos reerguer de toda forma de desesperança, fraqueza, pecado e desespero.