11 maio 2007

Páscoa VI - Domingo de Rogações - 13 de Maio de 2007

Atos 16.9-15
Salmo 67
Apocalipse 21.1; 21:22-22-5
São João 5.1-9
Um lugar para você
Na noite passada havia trovões e relâmpagos: hoje tudo está bonito. As folhas da árvore no cemitério são pequenas e as flores cobrem os ramos como com laços verdes. Ouço a roda do engenho trabalhando: só isso, e os pássaros cantando.
Amanhã é a Ascensão, meu festival favorito. Em nenhum outro momento do ano consigo ouvir as antífonas do Dia da Ascensão soando em meus ouvidos e elas me enchem de luz e paz. "Vou preparar um lugar para vocês".
É a festa do silêncio e da solitude interior, quando somos erguidos para viver no céu com Jesus; pois Ele nos toma, após ter vivido por um pouco aqui conosco.
Esta é a graça do Dia da Ascensão: ser levantado ao céu de nossas almas, o ponto de contato imediato com Deus. Para descansar neste cume quieto, na escuridão ao redor de Deus. Aí viver através de todos as tentações e todas as adversidades com - o Deus tranquilo que faz tranquilas todas as coisas.
Seja Deus comigo neste dia e para sempre.
Thomas Merton, The Sign of Jonas
A Ascensão, Jacques de Voragine, 1370
Figuras de Deus - Dominique Ponnau - UNESP


GRAÇA

A Graça nos surpreende quando estamos em grande dor ou fatiga. Ela nos envolve quando andamos pelo vale escuro da falta de sentido e da vida vazia. Ela nos encontra quando sentimos que nossa separação é maior que o usual, seja porque violamos uma outra vida, uma vida a qual amávamos, ou da qual estávamos alheios. Ela nos surpreende quando nos desgostamos conosco mesmos, nossa indiferença, nossa fraqueza, nossa hostilidade, e quando nossa falta de direção ou compostura se tornaram intoleráveis para nós mesmos. Ela nos vem quando, ano após ano, o longo anseio de perfeição pela vida não aparece, quando a antiga compulsão reina em nós como durante décadas, quando o desespero destroi toda alegria e coragem. Por vezes, nestes momentos, uma onda de luz irrompe na escuridão e é como se uma voz nos dissesse: você é aceito. Vocâ é aceito, aceito por algo que é maior que você e, cujo nome você desconhece. Não pergunte pelo nome agora; talvez você o encontre mais tarde. Não tente coisa alguma agora; talvez mais tarde você faça bem mais. Não procure por coisa alguma agora; não planeje coisa alguma. Simplesmente aceite que você é aceito!
Se isto acontece conosco, experimentamos a graça. Após tal experiência podemos não ser melhores que antes, ou mesmo crer mais que no passado. Mas tudo é transformado. Naquele momento, a graça conquista o pecado, e a reconciliação transpõe o abismo da alienação. Nada nos é exigido desta experiência, nenhuma proposição religiosa, moral ou intelectual, nada.. a não ser aceitação.
Paul Tillich, The Shaking of the Foundations