25 maio 2007

Pentecostes - 27 de Maio de 2007

Atos dos Apóstolos 2.1-21
Salmo 104.24-35, 35b
Carta aos Romanos 8.14-17
São João 14.8-17 (25-27)
Nossa Compreensão sobre as Greves
Sejamos honestos, digamos que, fundamentalmente, a posição que adotamos nem é tanto baseada em salários, horários e condições de trabalho mas na verdade fundamental de que os seres humanos devem ser tratados não como coisas, mas como seres humanos, como - templos do Santo Espírito -. Quando Cristo tomou nossa natureza humana, quando Ele se fez homem, dignificou e enobreceu a natureza humana. Disse Ele, - O Reino do Céu está dentre vocês -. Quando os humanos fazem greve, estão seguindo um impulso, por vezes cego, muitas vezes desinformado, mas bom impulso - podemos até dizer, impulso inspirado pelo Santo Espírito. Estão tentando afirmar seus direitos em ser tratados não como escravos, mas como humanos. Estão lutando contra a idéia do trabalho como mercadoria, a ser vendida ou comprada."
Dorothy Day, Selected Writings
The Anglican Digest, Pentecostes, 2007

Deus, o convidado
Se eu perguntar a você.... se ama a Deus, você certamente me responderá, com inteira e firme confiança, que sim. Mas ... - Se alguém me amar, guardará minha palavra -. A prova do amor é a manifestação em ações. É por isso que São João diz em sua I Carta que, - alguém que diga, amo a Deus, mas não observa seus mandamentos, é mentiroso.
... Amigos, consideremos a grandeza desta festa solene que comemora a visista de Deus como convidado em nossos corações! Se um amigo rico e influente viesse à sua casa, você prontamente colocaria tudo em ordem para que nada ofendesse os olhos do amigo ao chegar. Todos nós, pois, que preparamos nossas moradias interiores para Deus, limpemos de casa, todos erros que para dentro temos trazido.
São Gregório, o Grande, Homilia 30 em Be Friends with God


IAET E SETEK

A colaboração entre o SETEK como Seminário Provincial no sul do país alcança mais um espaço de solidariedade. Por convite de D. Hiroshi Ito, Bispo Diocesano, o Deão do SETEK teve a oportunidade de trabalhar com os alunos do IAET, na data de 19 de Maio, o tema da Teologia Eucarística. Não é a primeira vez em que professores do SETEK contribuem, de uma ou outra forma para a Educação Teológica na vida Diocesana/Provincial e, contamos como certo, não será última. Uma proximidade deste gênero edifica tanto o SETEK como os processos diocesanos de formação.


Eucaristia de abertura das aulas do dia,
Capela do Centro Diocesano Dom S. Takatsu


Estudantes do IAET - 19 de Maio de 2007


Santa Eucaristia - Paróquia de São João, Pinheiros, SP


Revd. Yuba e Dom Prado,
estudantes do Seminário em São Paulo, ainda no início dos anos 60