14 setembro 2008

14 de Setembro de 2008 • Trindade XVII

Leituras

Livro de Eclesiástico 27.30-28.7
Salmo 103
Carta aos Romanos 14.7-9
Evangelho de S. Mateus 18.2135


Obediência

“Nós somos servos, chamados à obedecer.
A noção de obediência parece ter como que derrapado de nossa vivência contemporânea da fé. Cogitamos bastante sobre as respostas da fé, amor, filiação, comunhão na relação com Deus ou com nosso Senhor. Mas obediência? Tendemos a imaginar que cheira a legalismo, nada que nos deva prender muito.
O fato é que a obediência tem um espaço inarredável no Novo Testamento. Jesus foi – obediente até a morte – (Filipenses 2.8), e - Ele aprendeu a obediência através do que sofreu – (Hebreus 5.8)
O Apóstolo é escravo de Cristo
Nossa obediência implica em – lombos cingidos.
Lombos cingidos – sugerem uma condição de alerta pronta a enfrentar emergências e interrupções. Não se sobrecarreguem. Estejam prontos a se mover, com rapidez e presteza. Nossa fidelidade é sempre de novo testada pelo poder para lidar com as rupturas. Você planeja seu dia conforme um dado plano e algo súbito desarruma tudo.

Se a vontade de Deus é a de que você aceite esta ou aquela quebra, aceite-a com alegria. Então, um dia que pareceria tempestuoso será em verdade reto, de paz e ordem; pois aí onde a vontade de Deus está, há também a presença de Deus e Sua paz, e onde Sua Presença é obedecida... há padrão e harmonia. Em sua vontade reside nossa paz.”
Arcebispo Michael Ramsey
Gateway to God
Editado por Lorna Kendall
Darton, Longman and Todd
London 1988