07 setembro 2008

7 Setembro 2008 • Trindade XVI

Leituras

Profecia de Ezequiel 33.7-9
Salmo 119.33-40
Carta aos Romanos 13.8-10
Evangelho de S. Mateus 18.15-20

Coisas Inabaláveis: a vida religiosa

“Ao longo dos séculos Cristo tem chamado muitos para a vida religiosa através do voto tríplice de pobreza, castidade e obediência. Aqui, estamos diante de um espaço intensamente evangélico da Fé Cristã bem enraizado na tradição do Evangelho.
Quanto aos votos religiosos, nada há aí de presunçoso. Os votos na fé significam a aceitação total do chamamento de Deus e o dom proveniente de Deus mesmo – uma aceitação – pela fé somente – e – pela graça somente. À Deus seja toda a glória.
Talvez, em nenhum outro tempo a vida religiosa tenha sido mais significativa para o Cristianismo e para o mundo que em nossos dias. Se Deus chama e dispõe os dons, o chamamento e os dons são verdadeiros e válidos em si; eles vêm de Deus; aí, somos capazes de ver como o chamado de Deus e seus dons podem responder aos problemas e necessidades de diferentes pessoas e diferentes épocas em nossa história.

Quanto à vida religiosa em comunidade. Aqui, sua permanência e estabilidade têm algo a dizer, têm um sentido.
Afirma-se a permanência da vocação em seus membros, mas também um testemunho à coisas que não se deixam abalar, verdades e ideais que não pertencem a uma área ou época em particular, mas que atravessam os séculos, como uma escada cujo topo alcança o Céu.”

Arcebispo Michael Ramsey
Gateway to God
Editado por Lorna kendall
Darton, Longman and Todd, Londres - 1988