28 setembro 2008

28 Setembro 2008 • Trindade XIX

Leituras

Profecia de Ezequiel 18.25-28
Salmo 25.1-14
Carta aos Filipenses 2.1-11
Evangelho de São Mateus 21.28-32


O Sofrimento e as Circunstâncias Transfiguradas

“O – Pai Nosso – acolhe as necessidades e os conflitos dolorosos da humanidade elevando-os ao Reino e ao Pai mesmo. A Transfiguração é realmente um tema central para a Fé Cristã... a transfiguração dos sofrimentos e das circunstâncias de mulheres e homens, com a visão de Cristo diante deles e o Santo Espírito em seu interior.
A transfiguração do sofrimento é atestada na vida cristã. Por vezes, alguém pode sofrer intensamente, o sofrimento persiste e não desaparece; pela proximidade de Cristo no entanto, uma coragem se torna visível, bem como amor e simpatia crescentes, poder de oração e uma encantadora espécie de semelhança com Cristo.

As circunstâncias são transfiguradas. Algo bloqueia o seu caminho, um fato da vida, pessoa ou obstáculo, particularmente tortuoso ou frustrante. Parece ser impossível removê-los, ignorá-los ou vencê-los. Mas, quando vistos num contexto mais amplo, e este contexto é Jesus Cristo crucificado e ressurreto, surgirá aí uma nova órbita de relacionamentos e, embora permaneçam os obstáculos, eles têm uma continuidade bem diferente. A expressão de São Paulo parece interpretar a experiência, quando ele contrasta nossa – leve aflição – com o – impressionante - peso da glória, - um pertencente ao tempo, e o outro, pertencente à eternidade.
Assim é a transformação das circunstâncias, não por sua abolição mas pelo ofertório delas todas à órbita de Jesus crucificado e ressurreto.”

Arcebispo Michael Ramsey
Gateway to God
Editado por Lorna Kendall
Darton, Logman and Todd, Londres 1988