31 agosto 2008

31 de Agosto de 2008 • Trindade XV

Leituras

Profecia de Jeremias 20.7-9
Salmo 26.1-8
Carta aos Romanos 12.1-2
Evangelho de S. Mateus 16.21-27

Aquietai-vos e sabei: a oração de contemplação

“Há sinais de redescoberta do espírito contemplativo, graças à compreensão de que a contemplação é exposição ao amor divino, tão poderoso em seus efeitos sobre a vida humana.
O efeito da contemplação não é tanto o de criar na pessoa um anseio maior ainda por tal experiência mas o de maior amor e mais vontade de servir sob a soberania de Deus revelada em Jesus. Na verdade, a validade da contemplação é muitas vezes testada pela busca da vida da fé.
A oração e a vida cristãs são descritas, tanto por São Paulo como por São João como profunda habitação de Deus e Jesus nos cristãos, antecipação da glória da parousia. Não estamos muito longe da contemplação, quando lemos - se alguém me ama guardará minha palavra e meu Pai o amará, e ambos viremos para nele fazer habitação.”


É muito importante para a renovação da Igreja cristã que a vocação contemplativa seja mais conhecida e redescoberta. É importante para nós todos, qualquer que seja nossa forma de culto, pois somos todos uma só família. Assim como ela nos ajuda na vida do dia a dia, ao ponto de que mártires dão suas vidas por Cristo, assim nos ajuda também em nossa pobre oração, suscitando aqueles que conhecem a Noite Escura e têm Deus mesmo derramando-se sobre suas almas.”

Arcebispo Michael Ramsey
Gateway to God
Editado por Lorna Kendall
Darton, Longman and Todd – Londres - 1988