17 agosto 2008

17 de Agosto de 2008 • Trindade XIII

Leituras
Profecia de Isaías 56.1, 6-7
Salmo 67
Carta aos Romanos 11.13-15, 29-32
Evangelho de São Mateus 15.21-28



Peregrinação a Lindsfarne

“Em poucas horas mais e a maré estará baixa. Retornaremos então para casa, de volta às tarefas domésticas, nossas paróquias e igrejas. Filhos e filhas, tomem com vocês a lição suprema desta ilha santa: levem-na consigo. A lição suprema é a de que nossos pais aqui vieram porque sabiam que, se almas devem ser ganhas, primeiro deve vir o chamado à oração, na quietude e distância da agitação da vida do mundo. Levem isto de volta com vocês.
Sacerdotes, coloquem antes de tudo a oração: sejam homens de Deus: sejam intercessores. Sigam a Cuthbert que, - ao oferecer os santos mistérios se oferecia a si próprio como sacrifício à Deus, com lágrimas de contrição.
Povo, guardem silêncio no tempo da oração: usem suas igrejas para a oração quieta e silenciosa – e o céu ficará mais próximo. Levem isto de volta para casa, esta foi a única coisa que Maria escolheu como necessária.
Nossa glória, filhos, está em nossos pais: recordem sempre deles: agradeçam a Deus por eles: imitem sua fé. E o propósito poderoso de Deus se moverá à frente, e em lugar de nossos pais estarão nossos filhos, príncipes e princesas de Cristo em nossa própria terra.”


A Oração Mais Simples

“Ninguém está tão perto de Deus quanto aquele que tenha tal anseio – por menor e mais inarticulado que seja. É aí que a oração pode começar, a oração por sermos nós mesmos em profunda sinceridade.
Podemos rezar assim: Ó Deus anseio por Ti, eu Te quero, ajuda-me a querer-Te ainda mais. Ó meu Deus, eu te amo tão pobremente, ajuda-me a Te amar como Tu me amas. Ó meu Deus, mal consigo confiar em Ti, aumenta minha fé. Ó meu Deus, em verdade não me entristeço por meu pecado: mas quero, dá-me verdadeira tristeza por ele.
Não encontramos a Deus só por tentar ser mais religiosos que o que somos ou podemos vir a ser.
Não, estaremos mais próximos de Deus tentando ser nós mesmos, e aí Ele poderá começar a encontrar-nos, preenchendo nosso vazio, e assim também, algumas das antigas expressões da religião poderão ficar mais próximas do que temos no coração.”

Arcebispo Michael Ramsey
Gateway to God
Editado por Lorna Kendall – Darton, Longman and Todd, Londres 1988