09 agosto 2008

10 de Agosto de 2008 • Trindade XII

Leituras
I Reis 19.9, 11-13
Salmo 29
Romanos 9.1-5
São Mateus 14.22-33

Deus é Amigo dos Homens

“Deus é amigo dos humanos, e em todas as trocas entre Deus e os homens Ele será sempre aquele que mais concede, dando tanto que o que é oferecido por nós parece quase nada, tênue e microscópico.
Este é o sentido do Natal, da Sexta-feira da Paixão e da Páscoa – Deus dando-se a si mesmo em ofertório generoso à humanidade, aproximando-se de nós, conosco, e em nós muito além da imaginação.
Deus e nós; sim, Deus e nós, juntos, em maravilhosa proximidade.
Quando rezamos não bombardeamos a Deus com nossos desejos. Começamos muito mais próximos dEle, participando de Seu coração e Sua mente, dispondo nossa vontade à Sua disposição para servir ao Seu bom propósito para com este mundo.”


O Propósito de Deus

“O propósito de Deus é como um fluxo de bondade alcançando o mundo e todas as suas necessidades. Mas é nosso privilégio como filhos de Deus ajudar este Seu curso no sentido de alcançar outras pessoas, tornando-se, elas mesmas, canais. Nossas boas ações podem ser canais da bondade de Deus e assim também, nossas orações.
Não é isto que Jesus nos ensina ao alcançar-nos o Pai Nosso, como modelo de oração? Jesus não diz somente – rezem com estas palavras – mas –
rezem com esta seqüência de pensamento e desejo...
Quando dizemos que Deus nos ama, afirmamos que Ele cuida de cada um de nós como não houvesse ninguém mais necessitando de seu cuidado; ele cuida de ti na individualidade mesma que és. Ele quer a ti, para estar com Ele para sempre, para repartir contigo tudo o que Ele tem para partilhar.
Isto é o Céu.
É a perfeição da relação entre Deus e os humanos. Não pode ser algo egoísta de forma alguma já implica no que é plural, e o céu inclui o amor e serviço mútuo de todos os que dele partilham, amor e serviço totalmente integrados com o amor e a visão de Deus.”

Arcebispo Michael Ramsey
Gateway to God
Editado por Lorna Kendall
Darton, Longman and Todd, 1988