21 dezembro 2006

ADVENTO IV (24/DEZ)


Véspera da Natividade de Nosso Senhor
24 Dezembro de 2006


Profecia de Miquéias 5.2-5a

Salmo 80 1-7
Carta aos Hebreus 10.5-10
Evangelho de São Lucas 1.39-45

A Visitação

“Sempre me sinto profundamente comovido por este encontro simples e misterioso. Num mundo descrente, duvidoso, pragmático e cínico, duas mulheres se encontram e afirmam as promessas que lhes foram feitas. O que era humanamente impossível lhes acontecera. Deus viera a elas para iniciar a salvação prometida ao longo do tempo. Através destas duas mulheres Deus decidiu mudar o curso da história. Quem jamais poderia compreender tal coisa? Quem poderia crer nisto? Quem permitiria que isto acontecesse? Maria disse, - cumpra-se em mim a Tua vontade – e imediatamente compreendeu que somente Isabel seria capaz de sustentar seu – sim -. Durante três meses Isabel e Maria viveram juntas e mutuamente se encorajaram na aceitação verdadeira da maternidade que lhes era alcançada. A presença de Maria tornou Isabel muito mais consciente em fazer-se - mãe do profeta do Altíssimo – (S. Lucas 1.76), e a presença da Isabel permitiu que Maria crescesse no conhecimento de tornar-se mãe do – Filho do Altíssimo – (S. Lucas 1.32).
Nem Maria nem Isabel precisaram viver em isolamento. Elas esperaram juntas e assim aprofundaram uma na outra sua fé em Deus, para quem nada é impossível. Assim, a intervenção mais radical de Deus na história foi ouvida e recebida em comunidade.
O relato da Visitação me ensina sobre o sentido da amizade e comunidade. Como posso permitir que a graça de Deus plenamente atue em minha vida se não viver numa comunidade de pessoas que a afirmem, aprofundem e fortaleçam? Não podemos viver a vida nova sozinhos. Deus não nos quer isolar por sua graça. Pelo contrário, ele espera que formemos novos relacionamentos e nova comunidade – lugares santos onde sua graça possa crescer em plenitude e frutificar.”

Henri J. M. Nouwen, The Road to Daybreak: A Spiritual Journey

“Nós somos todos chamados a ser mães de Deus. Pois Deus está sempre em necessidade de nascer.”
Meister Eckhart

Embalagem...

“Embalamos nossos presentes em papel brilhante e os adornamos com fitas, na esperança de fazer o que é tão comum... parecer algo especial. Teu dom para nós, teu Verbo Encarnado, mal nos chegou embrulhado... Tu nos deste o que é tão profundamente especial, mas o embalaste no que é ordinário, para que não temêssemos recebê-lo”.

Margaret Silf, Daily Readings for a Life with God