02 dezembro 2006

ENCONTRO TAI-CHI E CRISTIANISMO

"Foi um Encontro que reuniu em torno de 30 pessoas durante o dia, clérigos da DM, leigos anglicanos e romanos, budistas, taoistas e praticantes de Tai-Chi. Ocorreram mini palestras como a do Rev Dr. Richard Fermer (SETEK), "A Possibilidade do Diálogo entre Tai-Chi/Taoismo e o Cristianismo," Rev Volmir Raldi (DSO e Diretor do Projeto "Fé-Vida-Saúde"), "Jesus e o Corpo," Ms. David Pessoa de Lira (EST), "O Tema da Luz no Cristianismo", Rev Humberto Maiztegui (CEAT), "O Tema do Fôlego no Cristianismo" com reações de Prof. Sérgio Queiroz (Centro Cultural Chinês), que também dirigiu o grupo em alguns exercícios de Tai-Chi. Assim, o dia tentou equilibrar diálogo e reflexão a com experiência da outra prática. Do ponto de visto cristão o propósito foi refletir um pouco mais sobre o que poderia constituir uma espiritualidade do corpo: Como compreendemos a visão de São Paulo de que nosso corpo é "templo do Espírito Santo"? Como o corpo pode ser usado para plenificar nossos momentos de oração e louvor? Enfim, foi uma tentativa de gerar uma reflexão sobre a integração do corpo em nossa prática e entendimento cristão. No entendimento do SETEK, foi assim marcadauma oportunidade de alcançar e interagir com pessoas de fora do seminário e da IEAB.

Reações ao Encontro:

Karin (Praticante do Tai-Chi):"Foi realmente enriquecedor e me despertou paz e esperança de que há muitas pessoas trabalhando pela conexão do homem com a sua origem divina. Sinto-me também mais próxima desta origem."

Laida (Praticante do Tai-Chi):"O encontro foi ótimo, pois vários pontos de vista só podem enriquecer a todos...gostei mesmo...e podemos perceber que todos os participantes estão no caminho do bem; assim temos a esperança de um mundo melhor."

Seminarista Anglicana Eva Arrieche:"Entre as pessoas que estavam ali, eu tive uma experiência singular, não semelhante às demais, pois somente eu, ali, fazia uso de cadeira de rodas. Passei praticamente todo o tempo sem me movimentar, devido a minha condição, sem acompanhar os exercícios físicos, somente as meditações e os exercícios respiratórios. No entanto, ainda que dentro dessas limitações, pude beneficiar-me do que nos foi ensinado e sentir-me plenamente integrada à proposta."

Alguns participantes, na sala de reuniões da Sec-Geral da IEAB








Ms. Sérgio Queiroz (Centro Cultural Chinês) dando instruções para um exercício no jardim do SETEK












Rev. Volmir Raldi (da Diocese Sul-Ocidental e Diretor do Projeto "Fé-Vida-Saúde