20 dezembro 2006

Formatura 2006

Texto da mensagem do Revdo. Dr. Humberto Maiztegui Gonçalves por ocasião da Celebração Eucarística de Encerramento do Ano Letivo e Formatura das Seminaristas Ana Rita Cruz da Cruz e Claudia Regina Prates, e lembrança do 40º Aniversário de Ordenação do Deão do SETEK, D. Luiz O P Prado.
Porto Alegre, 18 de Dezembro de 2006.

“O profeta Jeremias, cuja profecia foi lida hoje, viveu no meio das contradições do seu povo: eleito e exilado, sagrado e pecador, amado e traidor, testemunha da justiça e libertação divina e, no entanto, opressor de si mesmo e reprodutor das injustiças. Contudo, o profeta Jeremias desenvolveu uma sensibilidade profética especial que não lhe permitia perder a esperança.
A esperança de Jeremias vinha apenas de Deus que ele anuncia como “Javé, justiça nossa” (Jr 23:6b). A justiça, justificação, esperança, não vinha nem das conquistas, nem dos fracassos deste povo cheio de contradições, vinha do próprio Deus, deste Javé (aquele que está, aquele que acontece, aquele que age), que é fonte da justiça para seu povo.
No Evangelho, lido hoje, anuncia-se o nome de quem “salvará o povo dos seus pecados”, Jesus (Javé Salva/Liberta) e também “Deus-conosco” (Emmanuel), novamente é Deus que vem ao encontro das nossas contradições, de nossos pecados, Ele é nossa Salvação como Deus Encarnado, Deus-conosco, perfeitamente humano e divino (Mt 1:21,23).
Como poderemos, então, olhar para nosso Seminário Teológico Dom Egmont Machado Krischke, hoje representado pela comemoração de 40 anos de ordenação do seu Deão e pela formatura das estudantes Ana Rita Cruz da Cruz e Claudia Regina Prates? Só podemos olhar para o Seminário com a sensibilidade profética de Jeremias, com a visão de Deus Encarando, Jesus, Deus-concosco, e, diante desta visão, só podemos ter esperança. Nem temos o direito de não ter esperança. Essa esperança não nasce do que conseguimos realizar (mesmo que contemos com importantes realizações), não morre pelo que deixamos de realizar, pelos nossos erros e pecados (mesmo que tenhamos muitos desafios, frustrações e tristezas na nossa caminhada teológica e pastoral). Nossa esperança vem de Deus que é nossa justiça, Deus em Jesus Cristo, Ele é nossa salvação, Ele que faz com que permaneçamos com ele por que Ele é Deus-conosco!
Deus é, como diria Paul Tillich, nossa razão última de tudo o que somos, temos e fazemos. Deus é a razão dos 40 anos de ministério de Dom Prado, da formatura de Ana Rita e Claudia, do trabalho deste Seminário, e, por isso, essencialmente por isso, é que temos esperança na nossa participação no aprofundamento e extensão da educação teológica na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil”.

Na fotos, momentos da Celebração Solene e Festiva da Eucaristia, da Entrega dos Certificados às formandas Claudia Regina Prates e Ana Rita Cruz da Cruz, além da lembrança do 40º Aniversário de Ordenação do Deão do SETEK, D. Luiz O P Prado