23 junho 2007

Trindade III - 24 de Junho de 2007

Zacarias 12.8-10, 13.1
Salmo 63.1-8
Galatas 3.23-29
São Lucas 8.26-39

O Critério do Reino

A confissão cristã suscitou uma conversão na estima sobre as mulheres que era então corrente tanto no Judaísmo como dentre os Gentíos. O texto tão bem conhecido e citado de Gálatas 3.28 é uma formula batismal primitiva que foi tomada e citada por São Paulo; "Desse modo não há diferença entre judeus e não judeus, escravos e livres, homens e mulheres: todos vocês são um só, em união com Cristo Jesus." Esta formula declara que os pontos clássicos de conflito humano - diferenças étnicas, status social e a guerra dos sexos, todos sendo sempre campos de tensão em ocasiões particulares com presença de preconceito e comportamento discriminatório - são irrelevantes para a comunidade cristã.
A vida cristã em comunidade era então regulada por critérios contrários ao que seria usual no mundo...
A reversão de valores expressa na formula batismal de Gálatas está bem de perto ligada à tradição de Jesus. Não só os pregadores itinerantes mas também os cristãos numa dada comunidade, se comprometiam com o critério do Reino de Deus, pregado por Jesus. Em última instância, estavam convencidos de que o Senhor Ressuscitado estava vivo e agindo dentre eles.. Em comentários sobre Gálatas 3.28, ainda lemos que aí se trata de uma esperança escatológica que somente se materializará no - final dos tempos -, quando Deus criar um novo céu e uma nova terra; aqui e agora, as coisas permancem como são. Alguns exegetas também distinguem uma significância salvadora - diante de Deus - que não tem a mesma significação que - diante dos homens -. Isto é em primeiro lugar, contraditório ao contexto, que se preocupa com o Batismo e com a comunidade em Cristo, e ainda com a comunidade, preocupada em ajustar sua conduta segundo o Espírito de Cristo (I Coríntios 12.1 e ss.) Ora, pelo Batismo a pessoa é feita nova criatura desde já, porque está em Cristo. A experiência de que Gálatas 3.28 ainda não fora cumprida, não exclui a convicção mesma afirmada. Quem quer que a aplique somente - ao final dos tempos - ou que é somente válida - diante de Deus - deixa a realidade entregue às suas próprias leis.
Suzanne Heine, Women and Early Christianity:
Are the Feminist Scholars Right? 1987


Zacarias 12.8-10,13.1
(A promessa em Davi)
História do jovem Davi, final do século XII, Bíblia de Souvigny,
Figuras de Deus, Dominque Ponnau, UNESP
Moldura e arte de Paula Suzuki



Um em Cristo


Podemos alegrar-nos porque, subjacente ao Sacramento do Santo Batismo, está a promessa de Cristo em renovar-nos, para que então possamos começar a viver além das antigas barreiras que negam a humanidade plena daqueles que eram da "religião, classe, raça ou gênero errados." A antiga formula batismal citada por São Paulo em Gálatas 3.27-28 recorda que as divisões da velha criação foram vencidas, e antigas formas de dominação não mais pertencem à vida em Cristo. Assim como a divisão original entre macho e fêma foi ultrapassada, também a de judeus e gentios, escravos e livres... devem agora ser compreendidas no contexto das antigas igrejas domésticas. Alguns podem arguir que atualmente a lista deve ser ainda mais longa, para incluir hetero-sexuais e homossexuais, fisicamente aptos e deficientes, ricos e pobres, capitalistas e socialistas. É a negação e vitória destas divisões, bem como a nova vida de liberdade, o sinal da presença de Cristo.

Letty M. Russell, Church in the Round:
Feminist Interpretation of the Church, 1993