Salmo 63.1-8
Galatas 3.23-29
São Lucas 8.26-39
O Critério do Reino
A confissão cristã suscitou uma conversão na estima sobre as mulheres que era então corrente tanto no Judaísmo como dentre os Gentíos. O texto tão bem conhecido e citado de Gálatas 3.28 é uma formula batismal primitiva que foi tomada e citada por São Paulo; "Desse modo não há diferença entre judeus e não judeus, escravos e livres, homens e mulheres: todos vocês são um só, em união com Cristo Jesus." Esta formula declara que os pontos clássicos de conflito humano - diferenças étnicas, status social e a guerra dos sexos, todos sendo sempre campos de tensão em ocasiões particulares com presença de preconceito e comportamento discriminatório - são irrelevantes para a comunidade cristã.
A vida cristã em comunidade era então regulada por critérios contrários ao que seria usual no mundo...
A reversão de valores expressa na formula batismal de Gálatas está bem de perto ligada à tradição de Jesus. Não só os pregadores itinerantes mas também os cristãos numa dada comunidade, se comprometiam com o critério do Reino de Deus, pregado por Jesus. Em última instância, estavam convencidos de que o Senhor Ressuscitado estava vivo e agindo dentre eles.. Em comentários sobre Gálatas 3.28, ainda lemos que aí se trata de uma esperança escatológica que somente se materializará no - final dos tempos -, quando Deus criar um novo céu e uma nova terra; aqui e agora, as coisas permancem como são. Alguns exegetas também distinguem uma significância salvadora - diante de Deus - que não tem a mesma significação que - diante dos homens -. Isto é em primeiro lugar, contraditório ao contexto, que se preocupa com o Batismo e com a comunidade em Cristo, e ainda com a comunidade, preocupada em ajustar sua conduta segundo o Espírito de Cristo (I Coríntios 12.1 e ss.) Ora, pelo Batismo a pessoa é feita nova criatura desde já, porque está em Cristo. A experiência de que Gálatas 3.28 ainda não fora cumprida, não exclui a convicção mesma afirmada. Quem quer que a aplique somente - ao final dos tempos - ou que é somente válida - diante de Deus - deixa a realidade entregue às suas próprias leis.
A vida cristã em comunidade era então regulada por critérios contrários ao que seria usual no mundo...
A reversão de valores expressa na formula batismal de Gálatas está bem de perto ligada à tradição de Jesus. Não só os pregadores itinerantes mas também os cristãos numa dada comunidade, se comprometiam com o critério do Reino de Deus, pregado por Jesus. Em última instância, estavam convencidos de que o Senhor Ressuscitado estava vivo e agindo dentre eles.. Em comentários sobre Gálatas 3.28, ainda lemos que aí se trata de uma esperança escatológica que somente se materializará no - final dos tempos -, quando Deus criar um novo céu e uma nova terra; aqui e agora, as coisas permancem como são. Alguns exegetas também distinguem uma significância salvadora - diante de Deus - que não tem a mesma significação que - diante dos homens -. Isto é em primeiro lugar, contraditório ao contexto, que se preocupa com o Batismo e com a comunidade em Cristo, e ainda com a comunidade, preocupada em ajustar sua conduta segundo o Espírito de Cristo (I Coríntios 12.1 e ss.) Ora, pelo Batismo a pessoa é feita nova criatura desde já, porque está em Cristo. A experiência de que Gálatas 3.28 ainda não fora cumprida, não exclui a convicção mesma afirmada. Quem quer que a aplique somente - ao final dos tempos - ou que é somente válida - diante de Deus - deixa a realidade entregue às suas próprias leis.
Suzanne Heine, Women and Early Christianity:
Are the Feminist Scholars Right? 1987
Are the Feminist Scholars Right? 1987

(A promessa em Davi)
História do jovem Davi, final do século XII, Bíblia de Souvigny,
Figuras de Deus, Dominque Ponnau, UNESP
Moldura e arte de Paula Suzuki
Um em Cristo
Podemos alegrar-nos porque, subjacente ao Sacramento do Santo Batismo, está a promessa de Cristo em renovar-nos, para que então possamos começar a viver além das antigas barreiras que negam a humanidade plena daqueles que eram da "religião, classe, raça ou gênero errados." A antiga formula batismal citada por São Paulo em Gálatas 3.27-28 recorda que as divisões da velha criação foram vencidas, e antigas formas de dominação não mais pertencem à vida em Cristo. Assim como a divisão original entre macho e fêma foi ultrapassada, também a de judeus e gentios, escravos e livres... devem agora ser compreendidas no contexto das antigas igrejas domésticas. Alguns podem arguir que atualmente a lista deve ser ainda mais longa, para incluir hetero-sexuais e homossexuais, fisicamente aptos e deficientes, ricos e pobres, capitalistas e socialistas. É a negação e vitória destas divisões, bem como a nova vida de liberdade, o sinal da presença de Cristo.
Letty M. Russell, Church in the Round:
Feminist Interpretation of the Church, 1993
Feminist Interpretation of the Church, 1993