13 julho 2008

13 de Julho de 2008 • Trindade VIII

Leituras

Profecia de Isaías 55.10-11
Salmo 65
Carta aos Romanos 8.18-23
Evangelho de São Mateus 13.1-23

A Vida Humana Verdadeira

“Aquietar, ver, amar e louvar: estas palavras descrevem não só o alvo do céu mas a mensagem mesma da Fé Cristã neste mundo. O mundo perdeu de vista o caminho da quietude, da visão, do amor e do louvor. Mergulhado em atividade incessante o mundo não se aquieta para pensar. Sem descanso e sem meditar, o poder para ver é perdido: ver para onde vamos, perceber as perspectivas maiores, entrever além do grupo, nação ou raça, ver os seres humanos como eles realmente são, com a imagem de Deus neles impressa. Onde a visão é frágil, falece o amor; o louvor também se perde pois só louvamos se primeiro vimos e amamos. O ser humano perde o louvor por seu Criador, o sentido mesmo de sua existência, a fonte de seu descanso, de sua visão e de seu amor.
Se as palavras – descanso, visão, amor, louvor – falam tanto do céu quanto da vida humana verdadeira sobre a terra, não falam menos sobre a renovação da Igreja.
A renovação da Igreja significará descanso que se expõe à obscuridade e luz da contemplação, visão tanto da perspectiva celestial quanto das tristezas do mundo, amor que se dá por serviço custoso, e louvor que brota da profundeza da alma.”


O Louvor da Glória de Deus

“Deus declarou sua glória com o propósito de que a Criação inteira possa glorificá-lo. Quando os humanos glorificam a Deus, nada acrescentam à sua glória, eles somente a reconhecem.
O ato perfeito de adoração é unicamente visto no Filho do Homem. Por ele somente se dão o reconhecimento e a resposta perfeita da glória de Deus.
No centro da glorificação de Deus pela Igreja está o rito da Eucaristia. Aí a Igreja se une à glória de Cristo no Calvário e nos céus, e descobre o foco da glorificação de Deus por todas as suas criaturas.
Não devemos pensar que o Evangelho se fará simples para os mundanos e impenitentes. A tentativa de torná-lo simples, pode corrompê-lo ou entortá-lo, O Evangelho da glória de Cristo está sempre bem próximo da humanidade e, ao mesmo tempo, dela bem distante: perto, porque a imagem divina está na humanidade e o Evangelho é a significação verdadeira do ser humano; longe, porque é ouvido somente através da fé e do arrependimento... que derrubam toda auto-glorificação humana, de si mesma e de suas obras.”

Arcebispo Michael Ramsey,
Gateway to God
Editado por Lorna Kendall
Darton, Longman and Todd, Londres 1988