20 julho 2008

20 de Julho de 2008 • Trindade IX

Leituras

Livro de Sabedoria 12.13, 16-19
Salmo 86
Carta aos Romanos 8.26-27
Evangelho de São Mateus 13.24-43



A Oração de Jesus

“É tranqüilo afirmar que a Oração de Jesus, bem cedo, foi integrante íntima do seu trabalho naquele mesmo dia. Para Jesus, bem como para os discípulos, a oração é da essência mesma do trabalho de Deus.
No Calvário, Mateus e Marcos contam só da oração de desolação. Lucas, cujo relato suaviza o senso de solidão ao referir a compaixão de Jesus para com os que dele se aproximam, registra outras orações de Jesus no Calvário. Jesus reza pelos soldados que o crucificam, encomendando-os à compaixão do Pai: - Pai, perdoa-lhes; pois eles não sabem o que fazem -. (S. Lucas 23.34)
Finalmente, omitindo o clamor de desolação, Lucas fala de Jesus, em sua morte, entregando-se ao Pai: - Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito.
Obediência ao Pai, ação de graças ao Pai, intimidade com o Pai marcaram a missão de Jesus desde o começo até o fim.
Esta é a oração de Jesus em sua vida sobre a terra, conforme as tradições descritas nos primeiros três Evangelhos. Sua oração é a súplica daquele que é profundamente uno com o Pai e que, ao mesmo tempo partilha das frustrações da humanidade.”

A Oração do Senhor

“Na Oração do Senhor o sentido todo do orar está implícito. Mas ela não pode ser compreendida em separado do Seu ensino e ministério. Sua significação se desdobra na medida em que Jesus se move no trabalho dentre os homens; aí, e acima de tudo em sua morte e ressurreição, está revelado o sentido das palavras em torno das quais se centra a oração – O Pai, o nome, o Reino, a vontade.
As palavras chave da Oração do Senhor nos confrontam com um quadro do trabalho todo de Jesus Cristo. Para rezar a Oração do Senhor precisamos deixar a Galiléia e ir até Jerusalém, onde vemos o nome do Pai, seu Reino e sua vontade expressos na paixão.
A base da oração cristã não é a Oração do Senhor somente, mas a Oração do Senhor e o Senhor mesmo. A oração em seu nome significa rezar por de tudo o que Ele é e tudo o que fez..
Assim, se queremos rezar corretamente a Oração do Senhor, devemos usá-la à luz de sua interpretação no conjunto do Novo Testamento.”

Arcebispo Michael Ramsey
Gateway to God
Editado por Lorna Kendall
Darton, Longman and Todd, Londres, 1988