07 dezembro 2008

7 de Dezembro de 2008 • Advento II

Leituras
Isaías 40.1-5, 9-11
Salmo 85
II Carta de S. Pedro 3.8-14
S. Marcos 1.1-8


Esperando pela Vinda

“Advento” significa “vinda”, em Latim. É a primeira estação do Ano Cristão e tem quatro domingos. A coroa do Advento, um círculo como coroa, verde, com 4 velas, uma para cada domingo ou, conforme uso mais recente, com uma quinta vela no centro, parta a festa mesma do Natal. Nesta quadra, o Glória e outros hinos de louvor devem ser omitidos e a Igreja se move para a Oração Eucarística II que enfatiza mais a Encarnação (Cristo plenamente humano e plenamente divino). Durante estas semanas todas nós nos preparamos, corações e mentes para celebrar com plenitude a festa do Santo Natal do Senhor. Lembremos que não se trata do dia 25 somente mas do período que vai de 25 de Dezembro até 5 de Janeiro. É um tempo em que olhamos para o primeiro Natal e aguardamos, confiantes, a Segunda Vinda. É um tempo de preparação, expectativa, espera, zelo, compaixão, solidariedade e esperança. Não menos importante é que as crianças sejam instruídas a perceberem a distinção entre o tempo do Advento e o tempo do Natal. O comércio tornou isso muito difícil mas, por isso mesmo é ainda mais necessário! As crianças (e ao adultos não menos!) precisam aprender que este é muito mais que um
tempo para compras... O Advento é um tempo para reconciliação e perdão, tempo para servir e alcançar àqueles a quem talvez tenhamos magoado. É tempo para ser luz na escuridão. É tempo para refletir e continuar nossa jornada com Jesus Cristo, Senhor das nossas vidas. Embora a oração seja crucial em todos os momentos, o Advento é uma oportunidade especial para que nos ofereçamos ao serviço de Pai.
Austin Farrer é o nome de um Anglicano que temos citado semanalmente no blog do SETEK (www.setek-setek.blogspot.com). Farrer foi um dos grandes “divines” no meio do século XX, professor em Oxford, teólogo, filósofo, capelão, além de ser pároco e amigo de outro nome não menos conhecido como o de C. S. Lewis. Seus sermões são uma mistura única de clareza teológica, qualidade literária e realismo prático. Em um destes (Fish out of the Water, 1960) ou, “Peixe fora d’água”, ele nos aconselha sobre a preparação para a Santa Comunhão: “É difícil prepararnos para a Comunhão já que não é fácil encarar a verdade. Mas não é complicado demais nem enigmático. Você deve simplesmente aceitar aquilo que sabe que Deus exige de você, além de renunciar ao que você sabe que ele proíbe... e arrepender-se. Lembre de algo pelo qual deve dar graças e alguém por quem rezar... e assim você terá sua preparação.” Não poderíamos fazer nada melhor neste Advento que seguir o conselho de Austin Farrer.