02 janeiro 2009

3 de Janeiro de 2009 • Natal II / Epifania do Senhor

Leituras

Profecia de Isaías 60.1-6
Salmo 60.1-6,9
Carta aos Efésios 3.2-3a, 5-6
Evangelho de S. Mateus 2.1-12


EPIFANIA

A palavra Epifania vem do grego, significando “manifestação”. Da Festa da Epifania, dia 6 de Janeiro, (ou como poderá ser celebrada neste domingo), até o início da Quaresma, viveremos uma estação que guarda em seu centro a manifestação da glória de Deus em Jesus Cristo. Ouvimos da estrela no Oriente guiando aos sábios / astrólogos / reis até o Cristo Menino. Celebramos o batismo de Jesus e a declaração divina de que Ele é verdadeiramente o Filho amado de Deus. João Batista identifica Jesus como o Cordeiro de Deus. André conta ao seu irmão, Simão Pedro, que... “encontramos o Messias”. Jesus faz continuados convites aos seus futuros discípulos e outros seguidores para que “Venham e vejam”. Ele proclama ainda, “Arrependam-se pois é chegado o Reino de Deus”. Ensina as multidões através do que chamamos Sermão do Monte. E finalmente é transfigurado diante de Pedro, Tiago e João – e mais uma vez Deus declara, “Este é o meu Filho Amado, em quem me comprazo.”
Em um sem número de relatos e imagens a quadra da Epifanianos mostra Jesus sendo reconhecido como o Filho amado de Deus, aquele em quem veremos revelada a glória de Deus mesmo. Este é o tempo em que Jesus se manifesta como “Luz do Mundo”. Este é também o momento em que o amor de Deus é testemunhado, para todas as épocas, na pessoa de Jesus de Nazaré.
Mas esta estação tem também uma outra palavra que começa com E. Epifania tem a ver com Evangelização. Evangelização tem também sua raiz grega: Evangelium significa Boa Nova. Usualmente ouvimos ou lemos “Evangelho”, as Boas Novas de Deus em Jesus Cristo. Nas Escrituras não aparece a palavra Evangelização. Mas encontramos “Evangelista” como aquele que proclama as Boas Novas. Então, ao mover-nos neste tempo da Epifania, devemos sempre recordar nossa condição. Já conhecemos a Visitação de Deus em Maria, no Natal, em nós mesmos e também na vida da Igreja. Nós somos todos sua moradia. Nós o encontramos e conhecemos como Luz do Mundo, manifestando-se em e através de todos nós. Mas não pode parar conosco! Somos todos chamados a tornar as Boas Novas bem conhecidas através do testemunho de amor – pelo que fazemos, dizemos e pela forma como vivemos.
É assim que nesta Epifania somos relembrados comos somos todos Evangelistas! Quando renovamos os votos do Santo Batismo, prometemos “proclamar por palavra e exemplo as Boas Novas de Deus em Cristo”. A Epifania insiste conosco em que o Santo Evangelho não é para nós somente. Somos todos chamados a manifestar o poder salvador de Deus em nosso Senhor Jesus Cristo. Devemos fazê-lo alegremente, poderosamente e desafiadoramente. Devemos ousar ser evangelistas nesta Epifania do Senhor.