08 fevereiro 2009

8 de Fevereiro de 2009 • Epifania V ou Septuagésima - Terceiro domingo antes da Quaresma

O Cristão na Epifania

Para o cristão há sempre como que um vazio, no ano litúrgico, entre os pontos clímax da Natividade do Senhor e a Quarta-feira de Cinzas que nos conduz até a Páscoa e Ressurreição de Jesus. Olhando para trás, o Advento nos aponta para uma espera e alerta. Mas qual é mesmo o tema da Epifania? O que a Epifania, já coincidindo com a pré-Quaresma (domingo da Septuagésima) nos chama a viver? Creio que a palavra chave para a Epifania é brilho. O símbolo tradicional da Epifania é o da estrela conduzindo os sábios à manifestação da Divindade. Todos os temas da quadra de Epifania ecoam este cenário. Mas como fazer o tema do brilho ser real em nossas vidas, mesmo na luminosidade e calor do Verão? Como cristãos, cremos que nossas vidas mostram Deus aos outros e, quanto mais nos modelamos em Jesus, melhor! Na linguagem de São Paulo, nossas vidas refletem a glória já mostrada na vida e mensagem de nosso senhor Jesus Cristo! A forma como podemos “mostrar” Deus aos outros é, em primeiro lugar, vivendo a comunhão verdadeira com
Aquele a quem Jesus chamou de Pai, chamando-o de nosso Pai também. Assim como Jesus, precisamos da disciplina obediente de reservar um tempo quieto, em silêncio, em contemplação, cada dia!
Na medida em que aprendermos assim, também ganharemos a bênção de ouvir ao Pai, tanto no silêncio quanto como na Escritura e também na Liturgia da Santa Igreja! Mas nosso chamamento não se encerra na contemplação de Deus em nossas vidas. Jesus nos ensina a amar ao próximo como a Deus mesmo. Nosso “brilho” não acontece na escuridão de um vazio. Trata-se de um brilho de dedicação e de vontade intencional. Precisamos aprender a ouvir o próximo tal como ouvimos a Deus. Só assim nosso “brilho” poderá alcançar os cantos escuros das vidas dos outros. Esta é a parte mais difícil pois precisamos aprender a enfrentar nossas mentiras, falsidades, ilusões e também distrações. As nossas e as de nosso próximo... até alcançar a própria realidade mais profunda. Isto é muito difícil.
Preferimos crer em falsidades fáceis. Preferimos a fala da TV ou dos governantes. Tudo isto é mais fácil que enfrentar a realidade! Preferimos ilusões mais “macias”. É como já disse alguém, “a humanidade não consegue enfrentar a realidade”. Encarar a realidade e o Deus da realidade pode nos levar à mudança e ao desconforto. Há, no entanto, sinais de muitas pessoas já “sacodem o pó”, permitindo que um pouco mais de luz as aclare. Rezemos por brilhar a luz do Pai na Epifania e na Quaresma que se aproxima.