09 novembro 2008

9 de Novembro de 2008 • Trindade XXV

Leituras

Livro de Sabedoria 6.12-16
Salmo 70
I Carta aos Tessalonicenses 4.13-18
Evangelho de São Mateus 25.1-13

Chamados a ser Santos

“Todos os relatos do chamado dos santos têm muito em comum. Comparemos, por exemplo, o chamado de Jeremias em (Jeremias 1.4-12) e o chamamento de São Paulo segundo a memória do relato de São Lucas (Atos dos Apóstolos 9). Mais marcantes são ainda as próprias palavras de São Paulo, escritas aos Gálatas (Gálatas 1.15-16): - ... Deus, em sua graça, me escolheu mesmo antes de eu nascer. E me chamou para servi-lo... para que eu anunciasse aos não-judeus as Boas Notícias e respeito dele...- Comparemos a palavra de Deus falada à Jeremias: - antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio eu te consagrei. Eu te constituí profeta para as nações. – Parece claro que o Apóstolo fora ensinado a ver-se em Jeremias; esta é uma norma comum na leitura das Escrituras. Se não for assim, perdemos as palavras que Deus fala aos seus servos, ali estão escritas. Também não faria sentido celebrar a festa da conversão de São Paulo, se não estivermos ouvindo o que Deus nos diz através dela, para a realização de nossa própria conversão. – Antes que saísses do seio eu te consagrei. - Os chamamentos de Jeremias e de São Paulo foram, os dois, simplesmente súbitos. As outras pessoas ficaram intrigadas ou perplexas pela violência da mudança. Aquele que até então perseguia agora prega, diziam de São Paulo. Mas não há um começo súbito sobre isto tal como se revela aos seres humanos neles de fato envolvidos. – ... antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci. O que eles experimentam foi uma retirada de todos os véus, o esclarecimento de todos os obstáculos entre duas coisas: uma destinação eterna e um campo de trabalho. Aqui estou eu, escolhido e predestinado (que Deus me ajude!) para anunciar sua vontade. Há ainda as multidões da humanidade, minha audiência destinada. Isto é tudo o que há. Isto, é tudo o que devo considerar. Jeremias não diz... EU, um profeta? Mas, Senhor, os profetas de Judá apodreceram: tomam chá com as esposas dos príncipes de Judá e dizem coisas suaves. Não há futuro em ser profeta... - São Paulo também não diz: - ... Eu, mestre de nações? Não. Eles sabem que se estão no atoleiro, devem arrancar suas rodas daí e se não há linguagem para alcançar seus ouvintes, deverão inventar uma. Esta é a tarefa. A única pergunta é, têm eles força para tanto? Ah! Senhor Iahweh, eis que eu não sei falar porque sou ainda uma criança: ... a quem eu te enviar, irás, e o que eu te ordenar, falarás. Não temas diante deles, porque eu estou contigo para te salvar, oráculo de Iahweh... Então Iahweh estendeu a sua mão e tocou-me a boca. E Iahweh me disse: Eis que ponho as minhas palavras em tua boca. Vê! Eu te constituo, neste dia, sobre as nações e sobre os reinos, para arrancar e para destruir, para exterminar e para demolir, para construir e para plantar. O profeta foi chamado quando o primeiro reino de Deus caía em ruínas, e o apóstolo foi chamado antes do novo reino que Deus mesmo antecipava. A tarefa pode ser tão pesada quanto a cruz, mas a alternativa é clara como a luz do dia... à ambos os benditos santos dos dois Testamentos, Jeremias e São Paulo.

Austin Farrer
Words for Life, editado por Charles Conti e Leslie Houlden, SPCK, Londres 1993, página 53