23 novembro 2006

DIA DO EX-ALUNO 2006


Dia do Ex-aluno - 2006

Por ocasião da Festa do Cristo Rei, último domingo do Ano Cristão, o SETEK firma a tradição de lembrar, com gratidão, seus ex-alunos. Todos eles. Desde a pré história do Seminário em Rio Grande, Porto Alegre, São Paulo e Porto Alegre outra vez, todos temos nossas saudades e gratidão por amigos, colegas, sacerdotes, bispos, ex-párocos, párocos de hoje e também dos anos que a Igreja nos ofereceu para a formação conduzindo à Ordenação. Temos clérigos que foram formados pelo “Seminário” e que atuam dentro e fora de nosso mapa Provincial brasileiro. Deo omnis gloria!


A Direção do SETEK sugere aos nossos Bispos a possibilidade de, não importando em que canto de nosso território nacional, aí onde estiver a Igreja, na Festa do Cristo Rei, na celebração principal do domingo, a Eucaristia seja nosso vínculo e comunhão de ação de graças por todos os ex-alunos, os que partiram na fé, servos bons e fiéis, e a geração dos que ainda lideram a IEAB em nossos dias.

“O sacerdote é o mestre e pregador e como tal, é o homem da teologia. Comprometeu-se a ser dedicado estudante de teologia; e seu estudo não necessita ser imenso em extensão mas profundo em integridade, não para evidenciar erudição mas para que possa ser simples. Aqueles cujos estudos são superficiais é que se apresentam confusos e sem clareza. A edificação da Igreja sobre a fé requer que seus teólogos sejam competentes, concentrados, dedicados e profundos; e então, por seu serviço aos leigos neste papel, o sacerdote os possa ajudar a serem testemunhas ainda melhores. Mas este trabalho deve ser uma parceria; o contraste entre discentes e docentes desaparece quando o sacerdote aprende de seus leigos a respeito do mundo contemporâneo e sobre o sentido da verdade divina em seu contexto humano. Juntos, a partir de suas diversas formas de conhecimento, suscitarão o sentido da Palavra de Deus tal como é apresentada aos problemas da vida, bem como sobre as diferentes esferas do testemunho da Igreja. Pode ser uma parceria maravilhosa e nela o sacerdócio ordenado encontra seu papel. Assim, sob roupagem nova, os papeis sacerdotais da antiga didática e kerygma se desenvolvem. O papel – kerygmático – permanece, pois é a presença do Verbo divino e sua proclamação, para, com e pela Igreja... para que a Igreja seja a ecclesia Dei.” Arcebispo Michael Ramsey, The Christian Priest Today