16 fevereiro 2007

Epifania, último Domingo - 18 de Fevereiro de 2007

Êxodo 34.29-35
Salmo 99
II Coríntios 3.12- 4.2
São Lucas 9.28-36 (37-43)

Transfiguração

A luz da Transfiguração brilha no templo e, com esta luz, podemos entrever também muitas sombras - pois, por tantas vezes, a Igreja segue o mundo, naquilo em que a glória pertence... não à conduta altruísta, mas na ambição mais mesquinha - e ela, sobre a qual paira o manto da autoridade de Cristo, se deixa levar pela divisão de autoridades conflitantes.
Este domingo nos recorda de que somos a Igreja e quão urgente a tarefa da oração permanece ... para que aprendamos o que contribui para a verdadeira glória - uma vida de amor sem egoísmos, em obediência à autoridade do Senhor Jesus Cristo.
Neste domingo, precisamos ir adiante e olhar para nosso mundo... e vê-lo, o mundo de Deus, à luz da Transfiguração de Cristo. Neste dia, na Festa mesma da Transfiguração do Senhor (6 de Agosto), no ano de 1945, uma luz tremenda - brilhou - sobre a cidade de Hiroshima - uma luz aompanhada pela exposição da população normalmente distraída, ao choque da radiação daquela primeira (e maldita) explosão nuclear. Por mais que a bomba possa ser explicada - estrategicamente - e politicamente - ela deve ser vista como um julgamento, não sobre suas vítimas - mas sobre o resto da humanidade inteira - sob aquela luz, bem podemos ver a dignidade dos valores humanos."
Irmão Anselmo,
Homilia pregada em St. Bene't's Church, Cambridge



Os três reis - Hey

Transição para a Quaresma

"Ó Senhor, suplicamos-te que nos livres do temor do futuro desconhecido; do medo do fracasso; do medo da pobreza; do medo do luto, do medo da solidão; do medo da doença e da dor. do medo da idade, e do medo da morte. Ajuda-nos, ó Pai, pela tua graça e amar e temer somente a Ti, enche nossos corações com coragem e amorosa confiança em Ti; por Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor."
D. Desmond Tutu, An African Prayer Book