01 fevereiro 2007

Epifania V - 4 de Fevereiro de 2007

Profecia de Isaías 6.1-8 (9-13)
Salmo 138
I Carta aos Coríntios 15.1-11
Evangelho de São Lucas 5.1-11
A Oração de Louvor
"Uma forma de oração que pode ajudar, tornando mais real a presença do Salvador Ressuscitado em sua vida, provendo um sentido mais seguro de estar sendo sustentado e cercado pela providência amorosa de Deus, é a Oração de Louvor. Ela pode prover grande paz e alegria. Esta forma simples de oração consiste em agradecer e louvar a Deus por tudo, o que quer que seja, em sua vida. Sua base é a certeza de que nada acontece que não seja, ou não possa ser, apontado para a glória de Deus - absolutamente nada, nem mesmo seus pecados - nem mesmo a morte de nosso Senhor Jesus Cristo.
Ao se arrepender, louve a Deus, mesmo por seus pecados, porque Ele retirará, destes mesmos pecados, um grande bem. São Paulo encoraja seus discípulos, os romanos, como segue: - Onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda. E continuou: Portanto, que é que vamos dizer? Que devemos continuar a viver no pecado, para que a graça de Deus cresça ainda mais? (Carta aos Romanos 5.20 e 6.1)
Dando graças a Deus por seus pecados e sua libertação, você poderá aprender a louvar a Deus... por causa deles. Pedro certamente arrependeu-se de sua negação... e por sua fraqueza em servir como fonte de ajuda a Jesus, no caminho até o Calvário.
Frequentemente, pessoas carregam pela vida inteira um fardo de culpa nos corações pelos pecados que cometeram. Mesmo convencidas do perdão de Deus, muitas se sentem incapazes de deixar para trás o sentimento de culpa. Se você consegue expressar, de coração, ações de graças e louvor a Deus por ter pecado, você sentirá também que tudo está nas mãos de Deus, e que seus esforços frutificarão."
James W. Skehan, Place Me With Your Son, em Everyday Life, Georgetown University Press, 1991


Fuga para o Egito, Gentileschi (1563-1647)


"Não gosto de falar com Deus como se Ele fosse um jumento sonolento... que realmente precisasse ser acordado. Penso que Deus é mistério - mistério amoroso... mistério profundo e insondável, com quem temos comunhão, mas que não conseguimos exatamente compreender."
D. Richard Holloway