07 junho 2008

08 Junho 2008 • Trindade III

Leituras

Profecia de Oséias 6.3-6
Salmo 33.1-12
Carta aos Romanos 4.18-25
Evangelho de São Mateus 9.9-13



As Lágrimas de Jesus Unem Nosso Mundo

“Sempre de novo percebo os apóstolos, nos textos do Novo Testamento, animando os cristãos de seu tempo a pensarem sobre os conflitos maiores, as dificuldades maiores vividas pelos irmãos em outras terras. Somos, realmente somos, membros uns dos outros?
Estamos prontos para um modo de vida mais simples? Temos tido o cuidado, por nós mesmos, de fazer tudo o que for possível no serviço aos famintos? Temos mesmo nos comprometido de forma que nos custe realmente alguma coisa?
Podemos retratar Jesus hoje chorando sobre muitas cidades, aldeias, vilarejos e países; alguns com sua pobreza e fome, alguns com sua riqueza, poder e complacência.
As lágrimas de Jesus unem nosso mundo e mostram como nos deixamos envolver e omitir. Jesus teria nos envolvido em sua tristeza e, sendo seus seguidores, não teríamos desejado diferentemente. Mas aqueles que participam na dor de Jesus são também admitidos à sua alegria: Sua alegria por um pecador que emenda seus caminhos, Sua alegria por todo copo de água fresca dado a uma criança em necessidade, Sua alegria por todo ato de serviço ao Pai celestial e à humanidade.
Não perguntaremos, - quem é meu próximo? – Meu próximo é Cristo e Cristo está em toda parte.”

Ainda... Lendo São João

“O Evangelho de São João nos oferece o retrato da vida e ensino de Jesus através de um discípulo que ponderou esta significação e que culminou numa dada compreensão da Sua mensagem para a raça humana. Este Evangelho nos mostra Jesus tal como foi experimentado, conhecido e amado há séculos. Mas em nossa leitura não podemos olhar somente para trás. Pensaremos sem cessar como este Jesus está vivo em nossos dias, falando-nos tanto quanto falou a Nataniel, Nicodemos e à mulher em Samaria. Lemos de Jesus sobre como Ele era então visto e ouvido há séculos. Sabemos como este mesmo Jesus está presente em nós, nos nossos dias, falando diretamente através dos atos e palavras que lemos.
Devemos rezar: Senhor Jesus, lendo o evangelho de teu discípulo, mostra-me o que devo escutar, receber e fazer. Faz deste Evangelho uma palavra viva para mim.”

Gateway to God, Arc. Michael Ramsey
Editado por Lorna Kendall
Darton, Longman and Todd, Londres - 1988