27 junho 2009

28 de Junho de 2009 • Trindade III

Leituras do Domingo
Livro de Sabedoria 1.13-15, 2.23-24.
II Coríntios 8.7,9, 13-15.
São Marcos 5.21-43
Deus Conosco

“O Evangelho diz que o Reino de Deus está, antes de tudo, dentro de nós mesmos. Se não o podemos encontrar dentro de nós, não discerniremos Deus em nós, no fundo de nós mesmos, e a chance de achá-lo exteriormente será remota. Quando o astronauta russo afirmou que não vira Deus nos céus, um de nossos sacerdotes em Moscou observou, - Se você não O viu aqui na terra, jamais O veria também no céu. Isto é verdade sobre o que refiro aqui. Se não descobrimos um vínculo com Deus, digamos, como sob a nossa própria pele, teremos poucas chances de vê-lo face a face. São João Crisóstomo dizia, - Ache a porta de seu próprio coração e você descobrirá que é a porta também do Reino de Deus. É então para dentro que devemos voltar-nos – e não para fora. Mas, para dentro, de uma forma muito especial. Não afirmo que devamos tornar-nos introspectivos. Também não significo que devamos fazê-lo como na psicanálise ou na psicologia. Não se trata de uma jornada para dentro de meu interior mas de uma jornada através de meu próprio eu, com o propósito de emergir do mais fundo de mim ao lugar onde Ele está, no ponto em que Deus e eu nos encontramos.”

Metropolita Anthony de Sourozh, Creative Prayer, Seleção de Hugh Wybrew,
Darton, Longman and Todd, Londres – 1987