13 abril 2008

Páscoa IV

A Santa Tradição na Igreja Anglicana

“Creio que a santa tradição está viva em nossa Igreja: pois, o que é mesmo a santa tradição a não ser o fluxo da vida divina, a vida mesma do Deus Encarnado e do Santo Espírito na Igreja?
Esta vida divina está nas Escrituras, na pregação do Evangelho, nos Sacramentos, nas vidas dos cristãos, na Comunhão dos Santos. Isto é a santa tradição.
Em nossa teologia anglicana não falamos dela exatamente como os Ortodoxos o fazem. Mas ela está aí, conosco e em nós. Nós acolhemos a Santa Escritura com o supremo direito de conferir e testar o que apropriadamente pertence ou não à santa tradição.
Devemos considerar seriamente a relação da Igreja enquanto eterna e a Igreja tal como encarnada no movimento da história, bem como a relação entre a verdade divina e as palavras nas quais a verdade divina toma corpo.
O trabalho teológico, a oração, a liturgia, a amizade e as ações conjuntas no sentido de encontrar as tristezas do mundo, tudo isto é parte do caminho da unidade.
A santa tradição é Deus feito carne, vivo e atuante na vida toda dos cristãos.”

Arcebispo Michael Ramsey
Gateway to God
Editado por Lorna Kendall
Darton, Longman and Todd, Londres 1988

A Igreja Histórica e a Igreja do Futuro

“A linguagem da estrutura é só uma dentre as metáforas para – Igreja – e todas as metáforas devem ser consideradas juntas: edifício, corpo, vinha, ecclesia.
Cada uma delas fala do ofertório de uma vez por todas da Igreja. E cada uma delas também fala do crescimento da Igreja em seu caminho de tornar-se perfeitamente o que é. Da metáfora do templo, por exemplo, brota uma outra metáfora, pois as pedras do templo são pedras vivas.
Nós apreciamos muito o dom da fé e ordem históricas, não como se fossem paredes de uma fortaleza fechada mas como dons de Deus que, ao mesmo tempo, testemunham o passado e servem ao edifício de um futuro ainda não cumprido. Esta compreensão e combinação de aspectos históricos e futuros em nossa compreensão da Igreja, pode ajudar em nossos esforços de combinar a lealdade à tradição com a sensibilidade aos movimentos contemporâneos.
Se esta for uma aventura difícil não é, no entanto, algo que ponha em risco as nossas almas. Antes, nossas almas podem correr risco se nos contentarmos, seja em repousar na tradição passada e impassível, bem como em compartilhá-la no entusiasmo contemporâneo, sem qualquer relação com o grande rio do testemunho dos cristãos através dos tempos.”

Arcebispo Michael Ramsey
Gateway to God
Editado por Lorna Kendall
Darton, Longman and Todd
Londres 1988