20 abril 2008

Páscoa V

Leituras do Domingo

Atos dos Apóstolos 6.1-7
Salmo 35.1-5, 15-16
I Carta de São Pedro 2.4-9
Evangelho de São João 14.1-12

Álvaro Pires de Évora, Cristo Ressuscitado, c. 1430

A Igreja e o Mundo

A Igreja seguirá Cristo no continuado serviço das necessidades humanas, os pobres, os famintos, os enfermos, os despossuídos e os desenraizados, sem outra razão que não a de aproximar-se mais de Cristo, com a humildade que suprime qualquer arrogância ou sentido de posse.
A Igreja precisa desafiar as pressuposições do mundo, mostrando que a maior necessidade dos seres humanos é a de sermos trazidos todos, na humildade e arrependimento, ao amor e obediência de Deus.
Em meio ao seu envolvimento no serviço da comunidade, a Igreja manterá vivos, para seus próprios membros, e se esforçará por fazê-lo também aos outros, três imutáveis temas do Evangelho:
O primeiro é o da prioridade do Perdão Divino como a chave para a ética cristã. A comunidade cristã é a comunidade perdoada; este é substrato da sua relação com Deus e da humildade do seu serviço aos homens.
O segundo tema é o Céu. O Céu dá sentido à nossa existência de agora; ele define a infinita dignidade de todo homem, mulher e criança; o Céu provê a perspectiva pela qual vemos os problemas da vida.
O terceiro tema é o da Adoração. Deve ser uma adoração não alienada da vida do mundo mas colocada bem em seu centro, uma prática de adoração e contemplação em meio aos negócios do mundo.

O Cristo Ressuscitado, Fra Angélico

O Sacerdote Cristão Hoje

Escravos de Cristo e servos dos homens. Será que podemos recapturar a verdade e a beleza desta vocação?
Primeiro, o sacerdote é aquele que aprende teologia e a ensina. Seu estudo é sério e constante, não por erudição mas para sermos simples.
Enquanto ensina os leigos o que não conseguiriam saber sem a sua ajuda, ele deve, o tempo todo, deles aprender sobre as questões às quais a teologia é aplicada.
Em seguida, o sacerdote representa na vida da Igreja a dimensão da Divina Reconciliação. Ele se descobrirá como uma das muitas agências que ajudam as almas oprimidas e isto, com diversas habilidades e recursos. Mas em tudo, caberá a ele representar a quase sempre esquecida dimensão do perdão de Deus aos contritos.
Assim também, o sacerdote será, de forma muito especial, o Homem de Oração.
O trabalho de pastor é trabalho de oração com a sua própria intensidade de tristeza e alegria.
Finalmente, e de uma forma que resume tudo, o sacerdote é o Homem da Eucaristia.
Seu ofício representa uma dimensão muito mais que local, mais que contemporânea, que é o contexto verdadeiro do rito no Evangelho e na Igreja Católica.

Extratos de Gateway to God
Arcebispo Michael Ramsey
Editado por Lorna Kendall
Darton, Longman and Todd, Londres 1988