06 abril 2008

Páscoa III


A Santa Tradição e a Bíblia

“Tradição não significa que a Igreja tenha ensinamentos que se somem à Bíblia ou que seja um corpo adicional de revelação. Significa, antes, que é na vida comunitária, na adoração e na compreensão geral da comunidade cristã que o cristão se aprofunda na apreensão da mensagem bíblica.
A Tradição será nossa guia à interpretação da Bíblia através do apelo à vida e experiência da Igreja, desde os Pais antigos e daí em diante.
A Tradição será redescoberta não como um conjunto de normas doutrinais, mas como atividade viva da comunidade cristã, com seus membros servindo uns aos outros e servindo ao mundo, constituindo-se assim como o cenário corporificado pelo qual a mensagem da Bíblia é dinamicamente sentida e compreendida. A vida comunitária da Igreja interpretará a Bíblia não como protetora de seu conteúdo mas como o encontro divino-humano no qual a Palavra de Deus é ouvida.
É através deste trabalho de interpretação que a própria história da Bíblia, e suas categorias, se farão não menos... mas ainda de mais autoridade... ao declarar o sentido de Deus e o sentido do ser humano.”
Arcebispo Michael Ramsey
Gateway to God
Editado por Lorna Kendall
Darton, Longman and Todd, Londres 1988


A Santa Tradição: por que consideramos a era dos Pais da Igreja?

“Em meio a cenários culturais totalmente diferentes, clamando como o fazem por novas compreensões, por que olhamos ainda para a era dos Pais da Igreja? Aprendemos todo o possível de cada século cristão, mas olhamos para trás, para o tempo dos Pais, porque ele nos fala da entrega histórica de nossa fé e também por causa da continuada identidade da Santa Igreja Católica.
Importa muito que os Pais tenham levado a sério questões sobre a verdade que ainda convivem conosco... Importa que o Deus que é salvador do mundo é também do mundo o Criador, e importa também que este Deus não envia uma espécie de intermediário para nos trazer salvação mas dá do seu próprio ser para reunir a humanidade à Ele.
O recurso dos cristãos à história não é mera jornada ao passado, pois o passado está vivo e seus santos estão próximos de nós, na família que une a terra ao céu e o céu à terra.
Atanásio, Basílio e Crisóstomo, juntos com Ambrósio, Agostinho e Leo estão conosco nesta mesma família. Nós partilhamos com eles e com a Mãe de nosso Senhor, e com Deus, na adoração dos céus. Eles estão conosco na medida em que testemunhamos o Salvador num mundo escuro e tempestuoso.”
Arcebispo Michael Ramsey
Gateway to God
Editado por Lorna Kendall
Darton, Longman and Todd, Londres 1988