27 abril 2008

Páscoa VI

Leituras
Atos dos Apóstolos 8.5-8, 14-17
Salmo 66.8-20
I Carta de São Pedro 3.15-18
Evangelho de São João 14.15-21

A Esperança Cristã

“A primeira esperança de todo cristão é a esperança do céu: a primeira, a mais próxima, e a mais relevante dentre todas as esperanças. Parece surpreendente?
Seria o céu uma possibilidade distante demais para o nosso pensamento? Não... os humanos existem para a relação mais íntima possível com Deus; uma relação de comunhão e, em verdade, de amizade misturada com assombro e dependência.
Dar glória a Deus, na expressão bíblica, é gozar esta comunhão, chegar a refletir o caráter mesmo de Deus em seu amor transbordante, tendo a Deus humildemente no centro, e não a nós. Aqui está o status verdadeiro do ser humano, sua verdadeira liberdade e sua verdadeira destinação.
Não tenhas medo de olhar para o céu, já que o céu é o sentido mesmo de nossa existência, criada na semelhança de Deus e para a comunhão com Ele.
A consideração pelo céu está longe de ser mero escapismo pietista , até porque a essência do céu é amor sem egoísmo, o mesmo amor capaz de nos orientar a sairmos, sem termos ainda nos alimentado, para ajudar uma família que não dispõe alimento algum.”

Deftera Parousia, Agios Panteleimon Kloster, Heraklion

A Sabedoria de Deus na Criação

“A sabedoria de Deus trabalha na vida criada toda, além de ser, não menos, a sustentação e inspiração do pensamento e dos esforços humanos.
A Igreja reverenciará, portanto, toda atividade honesta das mentes humanas; e perceberá que aí o Espírito de Deus se move, temendo somente negar, em palavra e ação, este movimento... pois assim blasfemará contra o Espírito de Deus.
A sabedoria não pode ser apreendida em toda a sua plenitude. A mente e os olhos dos homens estão deformados pelo pecado e pela auto-adoração; a sabedoria que o Espírito de Deus derrama sobre o mundo pode levar à cegueira e à decepção, a menos que os homens encarem o fato do pecado e a necessidade de redenção.”

Extratos de Gateway to God
Arcebispo Michael Ramsey
Editado por Lorna Kendall, Darton, Longman and Todd, Londres 1988