30 março 2007

Domingo da Paixão - 1 de Abril de 2007

Êxodo 12.1-4 (5-10) 11-14
Salmo 116.1-2, 12-19
I Coríntios 11.23-26
São João 13.1-17, 31b-35
Vida Partilhada
A vida que partilhamos com Deus... é a vida das pessoas em relacionamentos. Cristo proclama este fato na revelação da sua própria presença; pois onde o Cristo está, há relações entre pessoas, uma comunidade de Amor. Pode-se dizer que os princípios segundo os quais a Eucaristia se funda constituem a estrutura subjacente da personalidade mesma, pois correspondem à ação de auto-doação através da qual o indivíduo se torna pessoa, movendo-se do isolamento à vida da comunidade. A ação do abandono do eu em favor do outro, é este glorioso movimento primeiro - original e inevitável... quando acontece em Deus, pois é expressão da Sua alegria... na alegria do Seu ser. Ao mesmo tempo, é algo difícil e terrível para mulheres e homens, como o foi para o Filho, o qual tomou nossa natureza sobre si mesmo - o que é eternamente oferecido na Eucaristia. Isto nos é apresentado não como idéia ou proposição, mas como evento vivo em que somos, nós mesmos, envolvidos profunda e essencialmente: um fato, o fato, de nossa vida comum.
Roger Grainger, The Message of the Rite:
The Significance of the Christian Rites of Passage
Figuras de Deus - Dominque Ponnau - UNESP

"Imitemos aqueles que saíram para encontrar Jesus, não espalhando ramos de oliveiras, vestes ou palmas em seu caminho, mas derramando-nos a nós mesmos diante dEle, da melhor forma que nos for possível, com humildade de alma e reto propósito."
André de Creta (660-740)

A Mente de Cristo

A exortação a que soframos semelhantemente ao Cristo na expectativa da salvação futura foi muito usada para admoestar mulheres e escravos... para que se submetessem a esposos e mestres abusivos. Cristãos, crentes em que este mundo brevemente desaparacerá usam desta idéia de recompensa de sofrer como Cristo, como desculpa por falharem contra a injustiça neste mundo. Eles esquecem que o hino (Filipenses 2.5-11) inicia não com o Cristo sofredor mas com o Cristo que é igual a Deus. Os pobres na América Latina a quem se diz que devem sofrer como o Cristo... mais do que lutar por liberdade, ou às mulheres agredidas, tendo clérigos que as aconselham... submetam-se aos seus maridos, não estão em posição de imitar o Cristo deste hino. O desafio é todo dirigido à pessoas com status e poder, assim como Cristo, tendo o status de Deus. Para pregar o Evangelho centrado numa pessoa crucificada, e que traz consigo também a perseguição, estas pessoas precisam se esvaziar de si mesmas.
Pheme Perkins, Filipenses - Women's Bible Commentary