16 março 2007

Quaresma IV - 18 de Março de 2007

Josué 5.9-12
Salmo 32
II Carta aos Coríntios 5.16-21
São Lucas 15.1-13, 11b-32

A Beirada do Caos

Deveria existir uma resposta para tudo, cremos; deveria ser possível construir um mundo melhor. Não funcionou.
Administração e supervisão estão desabando em toda parte. A nova ordem mundial, parece, terminará em desordem. Não podemos fazer as coisas acontecerem como queremos, seja em casa, no trabalho ou no governo e, muito menos, certamente, no mundo todo. Há agora, é claro, limites à arrumação. Pensávamos que o capitalismo fosse a resposta, mas os famintos e os sem teto não estão muito certos disso.
Os cientistas chamam esta espécie de tempo de ... beirada do caos, tempo de turbulência e criatividade. Dai, uma nova ordem deve surgir. A primeira célula viva emergiu há quatro milhões de anos de uma sopa primordial de moléculas simples e aminoácidos. Ninguém sabe porque ou como. Desde o começo, o universo teve uma tendência inexorável para desabar, degenerar em anarquia e queda. Mesmo assim, a partir da desordem, conseguiu produzir uma incrível diversidade de criaturas viventes, plantas e bactérias, assim como estrelas e planetas. Vida nova está sempre surgindoa partir da degeneração e da desordem do que era antigo.
No Instituto Santa Fé, onde um grupo de cientistas estuda este fenômeno, eles o chamam de - teoria da complexidade. Crêem eles que suas idéias têm tanta relevância quanto o preço do petróleo, as relações raciais, o mercado de ações e a própria Física. Em seu livro sobre - Complexidade, Michael Waldrob descreve a margem do caos como o local onde um sistema complexo pode ser espontâneo, adaptável e vivo. É desconfortável se estivermos em meio a ele, tal como muitas de nossas instituições sociais estão agora.
Charles Handy, The Empty Raincoat

Conferência Internacional na África do Sul

A Comunhão Anglicana tomou a iniciativa de realizar a Conferência Internacional sobre o Testemunho Profético, Desenvolvimento Social e AIDS / HIV. O evento ocorreu em Boskburg, Joanesburgo, África do Sul, de 7 até 14 de Março. Perto de 400 Anglicanos de quase todas as Províncias do mundo ali trabalharam para afirmar nosso ministério e testemunho diante das dores da família humana planetária. Do ponto de vista da abordagem de Justiça e Paz, um foco muito forte foi reafirmado na seriedade dos Alvos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pelas Nações Unidas e endossados como parte de nossa vocação diante do empobrecimento, dos conflitos armados e das doenças, como AIDS/HIV, tuberculose, malária, saúde materna e infantil, subnutrição e violência de toda espécie. Até o prazo máximo de 07/07/2007 cada Província Anglicana deverá apresentar seu projeto de ação e prazos de alcance. A Comunhão como um todo deverá monitorar tal processo, sempre iniciando a partir da base paroquial. A Missão da Igreja não pode ignorar a realidade que nos desafia, dentro e fora dos templos. Enquanto um só ser humano for vilipendiado pela miséria, pela doença e violência, nossa vocação como cristãos permanece enferma. Como disse o Arcebispo Rowan Williams, como um coral, devemos cantar juntos e à uma mesma voz, sem "saliências" ou esquecendo irmãs e irmãos que não conseguem cantar. Enquanto for assim, nosso canto estará errado aos olhos de Deus.

Alguns dos representantes da Igreja na China (mainland), Rev. Deng Fu-Cun, Shanghai (ao centro) e Sra Chen
Meilin, Conferência Chinesa sobre Religião e Paz. O clérigo ao lado esquerdo, também Chinês, trabalha em Madagascar.




Cônego Brian Grieves, do Comitê Central da Comissão de Justiça e Paz apresenta sua palestra sobre o papel da Igreja no esforço da construção da Paz.





Como membro da Comissão Central de Justiça e Paz, o Deão do SETEK encaminhou com pessoas decisivas a continuidade da presença de estudantes Africanos de fala portuguesa no SETEK ...(Angola e Moçambique) como também um início de cooperação com o Seminário de fala francesa em Porto Príncipe, Haiti. Na foto, a nova presidente da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, Bispa Schori, o Revdo. Frantz Celto (Haiti) e o Dom Marck Van Koevering, da Diocese de Niassa. Todos, interessados em que o SETEK possa ampliar este alcance e serviço à Educação Teológica, seja no Curso à Distância ou no sistema Frequencial.



O Secretário Geral da Comunhão Anglicana, Cônego Kearon, trabalhou com os membros da Comissão de Justiça e Paz. Ao seu lado, a nova representante Anglicana nas Nações Unidas, Sra. Hellen Wangusa.


Dois outros membros da Comissão de Justiça e Paz, representando as Provincias da Coréia do Sul e a Deã do St John's Collega, Auckland, Nova Zelândia, Dra Jenny Te Paa


Comissão Internacional Anglicana de Justiça e Paz: o Secretário e Coordenador Revdo. Cônego Brain Grieves, de Nova Iorque e Jessica Nalwoga, de Uganda. Como membro desta Comissão o Deão do SETEK participou da Conferência ao lado dos demais membros do Comitê Central da mesma.


Representação de Hong Kong: Rev. Desmond Cox e Elijah Fung, pela Coalização de Serviço pelos Infectados e Afetados por AIDS - Igreja Anglicana da Provincia de Hong Kong

Vista parcial do plenário da Conferência

Oração por um Juizo Acertado... em todas as coisas.

Cristo nosso amigo,
não vieste para humilhar o pecador
mas para perturbar o justo.
Acolhe-nos quando somos envergonhados,
desafiando nosso convencimento,
e que realmente retornemos do que é ruim
e então sejamos livres até de nossas virtudes,
em Teu Nome. Amém.