09 março 2007

Quaresma III - 11 de Março de 2007

Profecia de Isaías 55.1-9
Salmo 63.1-8
I Carta aos Coríntios 10.1-13
São Lucas 13.1-9

Dá-nos humildade, ó Pai, para ver tua glória refletida nos outros, e nos alegremos quando os outros a percebem também em nós. Amém.

A Alegria Habita com Deus

A alegria pertence não só àqueles que foram chamados de volta para casa, mas também aos que vivem aqui, e ninguém pode tirá-la de nós. Somos um com eles nesta alegria, jamais em tristeza. Como poderemos ser capazes de ajudar aqueles que ficaram sem alegria e estão temerosos, a menos que nós mesmos sejamos amparados pela coragem e pela alegria? Não quero dizer com isto algo fabricado, imposto, mas livremente dado. A alegria habita em Deus; ela dele procede, envolvendo o espírito, a alma e o corpo, e onde esta alegria abraça, alguém, ela cresce, conduz e abre portas fechadas. Há uma alegria que nada sabe da tristeza, da necessidade e ansiedade do coração;ela não tem duração e somente enleva pelo momento. A alegria de Deus passou pela pobreza do estábulo e a amargura da cruz; ela é, portanto, insuperável, irrefutável. Ela não nega a dor aí onde a dor está, mas acha Deus em sue meio, na verdade, precisamente aí; ela não contesta o pecado mais vil, mas descobre o perdão justamente desta forma; ela olha a morte na face; e encontra a vida na morte mesma.
Dietrich Bonhoeffer, True Patriotism





"O ritmo de atividade e oração que Jesus modela é muito importante para nós, e seu comprometimento com a oração em meio à tantas exigências é uma inspiração para nós todos."

Ir. Helen Juliana, CSF