03 março 2007

Quaresma II - 4 de Março de 2007

Gênesis 15.1-12, 17-18
Salmo 27
Carta aos Filipenses 3.17 - 4.1
São Lucas 13.31-35

Ajuda-nos, ó Pai, a servir-te não na letra mas no Espírito. Amém.

Pathos

Santa Teresa do Menino Jesus conta como, um dia, ao deparar-se com uma galinha e sua ninhada de pintinhos, comoveu-se e chorou. Aquela imagem tão familiar recordou-a de quão íntimo e completo é o amor de Jesus por nós, juntando-nos à Ele. As palavras de Jesus retornaram intensamente à vida, para ela, naquele momento.
"Jerusalém, Jerusalém ! Que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados ! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes !" (São Mateus 23.37)
Quantas imagens profundas e consoladores nos são comunicadas pela imagem familiar da galinha e sua ninhada de pintinhos ! O amor de Jesus é absolutamente envolvente. Santo Agostinho diz que não há outro pássaro que comunique tão completamente esta idéia do cuidado totalmente envolvente. As asas da galinha reúnem todos os pintinhos até que estejam completamente cobertos. Este é alcance do amor de Jesus por seu rebanho inteiro.
A postura inclusiva da galinha é constantemente repetida - uma inclusão sem limites. Quão frequentemente Jesus estende seus braços em um abraço universal; no entanto, quão frequentement também seu gesto é rejeitado !
São João Crisóstomo descreve o pathos deste momente. "Mesmo a agressão e morte aos profetas não poderia desviar meu amor de vocês. E, não uma só vez, mas sempre, Ele mostra a grandeza de seu amor pela da imagem da galinha."
John Moloney, The Time is Now: Thoughts for the Day





Abertura do Ano Letivo do SETEK - 2007
Recebemos 3 novos jovens alunos da Diocese Sul-Ocidental
O dia iniciou com devocional pelo Deão, seguido de reunião com a Direção e alunos. A Coordenadora Acadêmica, Profa. Vera S. de Oliveira fez a apresentação do calendário, carga horária e disciplinas a serem trabalhados pelas diferentes turmas. Ao final da manhã, a Santa Eucaristia foi celebrada por D. Orlando S. de Oliveira. O segundo dia de trabalho foi coordenado, como integração, pelo professor Revdo. Dr Humberto Maiztegui Gonçalves, Diretor de Estudos do SETEK


Teologia ?
"Não podemos ter uma teologia na qual os seres humanos, sejam eles apóstolos ou cristãos leigos, simplesmente decidem onde agirão - no mapa de Deus - e tentarão, então fazer, por Deus, alguma coisa... por suas próprias forças. O que temos ´e uma teologia da vocação e da capacitação - uma teologia, em outras palavras, do Santo Espírito."

Tom Wright, Reflecting the Glory