16 março 2008

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

Ao Calvário
São João 19.17-23

“Jesus saiu carregando a sua cruz para o lugar chamado Calvário.”
“Assim como no Jardim, breve no Calvário, enquanto São Marcos mostra as trevas e a solidão, São João mostra a glória. Não há inconsistência. É na auto entrega profunda de Jesus à solidão e morte que a glória de fato brilha.
Majestosamente, Jesus carrega sua própria cruz, e Ele caminha como alguém que tem o poder de dar sua própria vida e poder, para retomá-los novamente. Pilatos, num golpe final de obstinação, insiste no título sobre a cruz, como – O Rei dos Judeus – e a escrita sendo em latim e grego, como símbolo da soberania de Jesus sobre todas as nações. – Anunciai aos pagãos que o Senhor é Rei. - Lembramos os gregos que vieram no Domingo de Ramos e disseram: - Senhor, gostaríamos de ver Jesus - , e Jesus falou sobre o sinal da atração de todos os humanos à Si mesmo. Muitos gregos e o povo de toda raça se aproximarão ainda do Calvário nos séculos que virão...
A Vitória
São João 19.28-30

“Está consumado.”
“Aqui não se trata de derrota que necessite de ressurreição para revertê-la. Antes, é uma vitória para assinalar que a Páscoa vem logo para selá-la. A vitória tem a ver tanto com o pecado como com o sofrimento.
O pecado já fizera o seu pior, mas aqui temos a retidão sem fracasso. O sofrimento também fizera todo o seu mal, mas Jesus estava suficientemente acostumado com ele, ao ponto de transfigurá-lo.
A glória aqui está, e por todos os tempos os pecadores e sofredores podem, pela fé, confiar na vitória de Jesus: o pecado foi conquistado e o sofrimento transfigurado. Na I Carta de São João lemos: - Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (I São João 5.4)
Rezamos por fé na vitória de Cristo. Oremos para que os que os que sofrem, saibam que podem ter tua consolação.”

Gateway to God
Arcebispo Michael Ramsey
Editado por Lorna Kendall
Darton, Longman and Todd, Londres 1988