09 março 2008

V Domingo da Quaresma

A Oração pela Unidade
São João 17.16-19


“Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. Que sejam teus por meio da verdade – a tua palavra é a verdade. Assim como tu me mandaste ao mundo, eu também os mandei. A favor deles eu me entrego completamente a ti. Faço isso para que de fato eles pertençam a ti.”

“Jesus reza por seus discípulos mais próximos. Cabe a eles testemunhar Seu amor e verdade ao mundo, e ele ora também para que sejam preservados na verdade que revelou, bem como na santidade à qual, por eles se consagrou. A oração por sua unidade está associada à oração pela fidelidade dos discípulos para com a verdade, bem como por sua consagração em santidade.
Esta oração já foi chamada de oração de Jesus pela unidade. Não o é menos uma oração por verdade e santidade. De fato, percebe-se cada vez mais que a redescoberta da verdadeira unidade dentre os cristãos não pode ser separada da profunda compreensão da verdade e do crescimento em santidade. A visão da renovação dos cristãos como algo chave para a unidade significa que os cristãos, atraídos para mais próximo do Cristo no caminho da santidade, se tornam também mais próximos uns dos outros.
E oramos: Deus eterno e misericordioso, tem misericórdia de tua Igreja e permite que nós, buscando a unidade em Cristo e na verdade da palavra santa, possamos, com um só entendimento e uma só voz, glorificar-te, o Pai de Jesus Cristo nosso Senhor.”
Arcebispo Michael Ramsey, Gateway to God
Editado por Lorna Kendall,
Darton, Longman and Todd, Londres 1988

Oração pelos que ainda se tornarão Discípulos
São João 17.20-25

“Jesus continua, e reza por aqueles que ainda se tornarão seus discípulos. É uma oração que nos inclui. Ele ora para sejamos um, uns com os outros, participando da unidade do Pai e do Filho. Ele reza para que participemos agora na glória da paixão e assim participemos também da glória de Jesus no céu, vendo-a com nossos próprios olhos.
Jesus está a caminho do Getsêmane e do Calvário, mas o céu está perto. Em verdade, quanto mais ele mergulha nas trevas do mundo, mais próximo está dos céus. Isto é assim porque o amor é uno e indivisível, e o amor que sofrerá morrendo aqui na terra, é o mesmo amor que reina eternamente. A oração de Jesus tem se refletido em homens e mulheres de santa vida ao longo dos séculos. São pessoas que sofreram muito mas que descobriram que seu sofrimento foi transfigurado pela luz celestial.
Oramos: Ó Deus, cujo bendito Filho não conheceu a alegria sem primeiro sofrer a dor, nem chegou à glória antes de abraçar a cruz: planta Sua cruz em nossos corações, para que em Seu poder e amor alcancemos ao final de nossa fé, a coroa celestial, pelo mesmo Jesus Cristo nosso Senhor.”

Arcebispo Michael Ramsey, Gateway to God
Editado por Lorna Kendall
Darton, Longman e Todd, Londres 1988