24 maio 2008

25/05 • Trindade I

Jesus, Deus e homem

“Quando Deus se fez carne sua significação como Deus se aclarou.O ofertório de si mesmo, o tornar-se humano e o amor sofredor não foram acréscimos à experiência divina ou meros incidentes na história divina. Ao fazer-se homem, Deus revelou o sentido do que significa ser Deus. Vemos a glória no fazer-se carne porque é glória – além – e eterna.
Assim também em Jesus a raça humana descobre sua verdadeira significação. Os homens rejeitaram Jesus porque preferiram a glória humana à glória de Deus, como nos ensina São João em seu Evangelho.
A glória humana verdadeira é nele o reflexo da glória divina, o amor sacrificial como é visto em Jesus.
Assim, é em Jesus que vemos o ser humano se tornar seu verdadeiro eu, abrindo mão de si próprio, que é o que acontece quando o ser humano é possuído por Deus. O sentido do que é ser humano surge quando este se oferece como o lugar onde a divindade se cumpre, e a glória de um é a glória do outro.
A expressão – Homem para os outros – é iluminadora, mas não é a história toda, pois Deus criou o homem não só para os outros mas também para Ele mesmo.”



Jesus, o Senhor vivo

“Jesus, o Senhor vivo. O que significa mesmo isto para a humanidade através dos tempos? – O Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória.- Isto nos é terrivelmente familiar – o Evangelho dos dias de Natal. Recuemos um passo, no entanto, para perceber a admirável afirmação que está aí.
- Verbocarne - são ambas palavras bíblicas com sentido bem distintos.
- Verbo – Aquele que está vivo, ativo, o Criador divino.
- Carne – como expressão bíblica, denota o oposto. Carne significa o que é mortal, frágil, perecível, destinado a morrer.
- Assim, o contraste está entre aquele que é divino, partilhando da vida divina do Criador mesmo – o Deus vivo – e a vida humana inteira vivida em sua condição de criatura, fragilidade e mortalidade.
O sentido maior é o de que neste acontecimento o Verbo se fez carne; o divino tomou sobre si mesmo nossa condição verdadeira, frágil, a existência humana enquanto criatura.
Jesus é Senhor: Cremos na vida histórica de uma pessoa há mais de 2000 anos. Confessamos sua divindade exatamente como os primeiros crentes também o fizeram. Jesus está presente assim como esteve no passado: Ele é; Ele verdadeiramente é.”
Gateway to God
Arcebispo Michael Ramsey
Editado por Lorna Kendall
Darton, Longman and Todd, Londres 1988