09 maio 2008

11/05 • Domingo de Pentecostes

Leituras

Atos dos Apóstolos 2.1-11
Salmo 104:24-34, 35b
I Carta aos Coríntios 12.3-7, 12-13
Evangelho de São João 20.19-23

A Sabedoria de Deus na Cruz

“A Igreja proclama a sabedoria de Deus, anunciada em sua essência na crucifixão de Jesus Cristo, uma sabedoria aprendida ao chegarem os homens à crise do arrependimento e ao conseqüente conhecimento de si próprios e de Deus.

A sabedoria da Cruz, à primeira vista, parece negar a sabedoria do Espírito de Deus no mundo criado; ela escandaliza o sentido humano do bem e do belo.

Mas os cristãos, tendo sido os primeiros a defrontar-se com o escândalo, descobrem na Cruz a chave para o sentido de toda a Criação. A Cruz abre seus segredos e suas tristezas, além de interpretá-los em termos de poder de Deus.

A Cruz é o lugar onde a teologia da Igreja recebe sua significação, onde a unidade da Igreja é uma realidade profundamente presente, e onde a Igreja mostra desde já a paz de Deus e o pão dos céus a todas as nações da terra.”


A sabedoria de Deus na Igreja

“A sabedoria anunciada na Cruz criou a Igreja e se expressa pela Igreja, em sua vida como Corpo de Cristo crucificado e ressurreto.

O trabalho da Igreja ao pensar, interpretar e ensinar é inseparável da vida mesma da Igreja em Cristo. Sua autoridade é Cristo mesmo, reconhecido na edificação do Corpo, em verdade e amor. Assim, - ortodoxia – significa não só opinião certa mas – adoração certa – ou, glória verdadeira – segundo o sentido bíblico da palavra – doxa; pois vida, pensamento e adoração são atividades inseparáveis no Corpo de Cristo.

Como Jesus, em meio ao seus atos de cura e nutrição movia-se também na direção da morte, assim é com a Igreja. É que a Igreja existe para algo mais profundo que filantropia e reforma, a saber, para ensinar os homens a morrer para si e confiar numa ressurreição para uma vida nova. Ela envolve este e o outro mundo, jamais podendo ser completamente compreendida aqui, intrigando sempre aos idealistas do mundo. Assim, como Corpo de Cristo crucificado e ressurreto, a Igreja aponta aos homens uma unidade e paz que nós humanos geralmente não compreendemos nem desejamos.”

Arcebispo Michael Ramsey
Gateway to God
Editado por Lorna Kendall
Darton, Longman and Todd, Londres 1988